O WhatsApp pode banir o IP dos usuários por diversos motivos, como suspeita de spam, fraude ou pelo uso de aplicativos não autorizados que ofertam recursos extras ao mensageiro. Segundo o WhatsApp, cerca de dois milhões de usuários são banidos todos os meses do aplicativo. Para isso, o aplicativo recorre a uma plataforma que utiliza inteligência artificial e cenários perigosos comuns.
Veja também: Quer manter a conversa com o contatinho em sigilo? Novo recurso do WhatsApp é a solução
Dessa forma, a empresa bloqueia cerca de 20% dos perfis suspeitos logo após o cadastramento no aplicativo. Nos demais casos, o bloqueio poderá acontecer algumas horas ou dias após o uso da conta, dependendo da atividade. Se o WhatsApp detectar um comportamento que viola os termos de uso do app, ela será banida automaticamente. No entanto, o usuário poderá entrar em contato para uma nova análise caso acredite que a medida tenha sido tomada por engano.
O que faz um IP ser banido?
A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, divulgou algumas atividades que fazem com que contas sejam identificadas como suspeitas. No entanto, detalhes específicos sobre as motivações ainda são mantidos em segredo, para garantir a segurança do aplicativo. Assim, alguns dos aspectos que podem causar o banimento do WhatsApp são:
- Total de mensagens enviadas;
- Envio em massa de mensagens logo após a criação da conta;
- Endereço IP e número de telefone de países diferentes;
- Uso de softwares para acessar diversas contas no mesmo dispositivo;
- Utilização por meio de softwares não-oficiais, como WhatsApp Plus;
- Compartilhamento de links considerados enganosos ou perigosos;
- Utilização de dispositivos para acesso a vários números de uma vez.
Contudo, a Meta não informou qual o peso de cada um desses itens ou se eles podem causar bloqueio direto, como no uso de aplicativos alternativos como o WhatsApp GB. Segundo a empresa, a combinação de diversos fatores permite que o sistema identifique contas suspeitas. Já os cenários de ameaça específicos e conhecidos aumentam a capacidade da inteligência artificial de moderação.
Fui banido, o que fazer?
Caso você acredite que sua conta do WhatsApp tenha sido banida por engano, selecione o “Solicitar análise” e preencha as informações solicitadas para que o bloqueio seja reavaliado pela Meta.
A solicitação poderá ser feita por meio do suporte do aplicativo, disponibilizados no site oficial do WhatsApp. Contudo, a Meta não informa o prazo médio de resposta às solicitações. Os usuários bloqueados perdem o acesso às conversas e passam a ver somente uma mensagem explicando o motivo do bloqueio.
Em alguns casos, o bloqueio pode ser temporário, com um contador indicando quanto tempo ainda falta para que a conta seja reativada. Em outros, o bloqueio é definitivo.