scorecardresearch ghost pixel



2 ingredientes: misturinha poderosa tira cola super bonder dos dedos

A super bonder é uma cola multiuso usada para diversos propósitos, mas acaba grudando nas mãos. Confira algumas dicas práticas de limpeza.



Antes de tudo, vale lembrar que a cola super bonder é um tipo de adesivo instantâneo que contém cianoacrilato. Essa substância reage com a umidade do ar, formando uma ligação muito forte e resistente, que se prende às mãos.

Veja também: 3 truques para lavar roupa mais rápido que você desejaria ter aprendido antes

Desse modo, é utilizada em reparos e na junção de diversos materiais, incluindo plástico, metal, madeira, borracha e cerâmica. No entanto, também está associada a irritação, dor e dificuldade de movimento, quando adere aos dedos.

Como remover cola super bonder das mãos

Você vai precisar de:

  • 100 ml de água quente;
  • 1 colher de sopa de sabão em pó.

1º passo: primeiramente, coloque a água quente em um recipiente e adicione o sabão em pó, misturando até dissolvê-los por completo.
2º passo: em seguida, mergulhe a mão afetada na solução e deixe agir por cerca de 15 minutos. Isso vai ajudar a amolecer a cola e facilitar a remoção.
3º passo: agora, use uma espátula, pinça ou lixa de unha, e raspe cuidadosamente a cola da pele, sem fazer movimentos bruscos. Portanto, se a cola estiver muito dura, volte a mergulhar a mão na solução e repita o processo.
4º passo: sendo assim, lave a mão em água corrente e sabonete neutro, para remover os resíduos de cola e de sabão.
5º passo: por último, seque de maneira delicada e aplique um creme hidratante ou um óleo vegetal na mão, visando restaurar a umidade e a hidratação.

Lembre-se de usar luva ao utilizar goma para artesanato

A goma é um tipo de cola que ficou conhecida pelo nome de super bonder, graças a uma marca famosa. Ou seja, é aconselhável utilizar luvas e proteção nos olhos, principalmente quem costuma ter alergias ou está exposto a esse material.

Logo, a luva de látex ou borracha cria uma barreira que protege contra eventuais danos. Afinal, o contato direto pode provocar queimaduras, descamação e demais sintomas indesejáveis, que exigem cuidados médicos imediatos.

Outras alternativas que removem super bonder das mãos

Acetona: a princípio, a acetona é um solvente que dissolve a cola e facilita a remoção. Nesse caso, basta aplicar um pouco de propanona em um algodão ou em um pano e esfregar na área que se apresenta pegajosa.

Óleo de banana: já o óleo de banana é um produto natural que tem efeito emoliente e não agride a epiderme. Então, é indicado para crianças, idosos e pessoas que estão vulneráveis a machucados.

Manteiga de amendoim: por último, a pasta de amendoim é rica em gordura, que ao ser espalhada, promove a soltura da cola. Após o uso, é essencial realizar a higienização usando água e sabão.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário