scorecardresearch ghost pixel



ALERTA de tempestades com granizo: ventos de até 100 km/h nestes estados

As tempestades poderão ter volumes de até 100 mm nesta semana, com chance de granizo e ventos intensos. Confira a previsão da sua região!



A previsão do tempo indica mais uma semana de temporais e queda de granizo em diversos pontos do Brasil. Na região Sul, um sistema de baixa pressão irá causar alterações no tempo entre terça (16) a quinta-feira (18). Assim, são esperados temporais com grandes volumes, granizo e ventos que podem chegar aos 100 km/h. Em Santa Catarina e no Paraná, as chuvas devem ficar com volumes aproximados de 50 mm, enquanto a previsão para o Rio Grande do Sul indica volumes de até 10 mm.

Leia também: Nova Pangeia? Estudo prevê prazo para planeta Terra se tornar inabitável

No Sudeste, a semana será de altas temperaturas e trovoadas ao final do dia em todos os estados. Os acumulados ficarão entre 50 a 70 mm de chuva, com risco de temporais com rajadas de vento acima de 40 km/h entre terça e quinta. No Rio de Janeiro, as chuvas chegarão aos 50 mm em 5 dias. Já em Minas Gerais e no Espírito Santo, as temperaturas ficarão em torno de 35ºC.

Mesmo com altas temperaturas, um anticiclone que ocorre na região da Cordilheira dos Andes irá causar chuvas intensas no Centro-Oeste. Segundo a previsão, a temperatura máxima será de 33ºC, com exceção do oeste do Mato Grosso do Sul, onde são esperados 40ºC.

Chuvas ocorrem também no Norte e Nordeste

O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) irá predominar no Nordeste nesta semana, causando chuvas de até 40 mm no Maranhão, centro-sul do Piauí e no extremo oeste da Bahia. Em contrapartida, os volumes serão escassos no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e áreas da Bahia. Nesses locais, a previsão indica volume entre 5 e 10 mm para os próximos 5 dias.

Na região Norte, a alta da Bolívia contribui para as chuvas no Acre, Rondônia, Amapá, Pará, Amazonas e Tocantins. Assim, o acumulado esperado para esta semana ficará entre 40 e 60 mm, o suficiente para aliviar o calor e manter a umidade do solo. Em Roraima, a estiagem permanece, impactando lavouras de verão e pastagens.




Voltar ao topo

Deixe um comentário