scorecardresearch ghost pixel



Dias contados! 10 coisas que a classe média ama, mas podem ficar sem em breve

Algumas coisas que a classe média ama podem sumir nos próximos anos. Com tudo mais caro, o que é simples hoje pode se tornar um luxo.



A classe média brasileira conquistou nos últimos anos algumas “vantagens” que eram exclusivas da elite do Brasil. Só que, diante do aumento dos custos, assim como do cenário econômico e o desemprego, muita coisa pode mudar. Veja quais são as 10 coisas que a classe média ama, mas pode ficar sem muito em breve.

Leia mais: 5 coisas que só pessoas de classe média alta podem bancar com facilidade

A chamada classe média brasileira é composta por pessoas de diferentes origens e grupos étnicos. Eles trabalham em uma variedade de ocupações, incluindo profissionais liberais, técnicos, gerentes e funcionários públicos. É extremamente importante para a economia do Brasil, sendo responsável por boa parte do crescimento econômico.

Coisas que a classe média ama, mas pode ficar sem em breve!

Nos últimos anos, a classe média brasileira está enfrentando desafios crescentes. O aumento da desigualdade e a inflação estão pressionando o orçamento das famílias. Com base nas últimas projeções, existem alguns indicativos de coisas que a classe média ama, mas pode ficar sem muito em breve. São elas:

1. Viagens: a classe média adora viajar para novos lugares e experimentar novas culturas. Mas, com o aumento dos preços das passagens aéreas, hotéis e outros custos de viagem, as viagens podem se tornar inacessíveis para muitos.

2. Comer fora de casa: seja para celebrar uma ocasião especial ou simplesmente relaxar depois de um longo dia, essa é uma das paixões da classe média. Só que, com o aumento dos preços dos alimentos e dos restaurantes, comer fora pode se tornar um luxo caro.

3. Compras: roupas, eletrônicos e outros bens de consumo podem se tornar menos acessíveis para essa grupo de brasileiros por conta da inflação.

4. Entretenimento: ir ao cinema e outros eventos de entretenimento podem se tornar uma raridade.

5. Educação: a classe média valoriza a educação e investe na formação dos filhos. O aumento dos preços das mensalidades pode tornar a educação inacessível para muitos.

6. Saúde: os seguros de saúde estão mais caros e também podem ser de acesso apenas da elite.

7. Moradia: a moradia de médio a alto padrão pode se tornar inacessível.

8. Veículos: com o aumento dos preços dos combustíveis e dos carros, os veículos terão que voltar para o popular – e olhe lá. Vai ser difícil ver uma pessoa da classe média andando de Jeep por aí.

9. Telecomunicações: o acesso à internet e a outros serviços de telecomunicações podem se tornar onerosos para a classe, que terá que fazer escolhas.

10. Eletrodomésticos: com o aumento nos preços, também será preciso repensar a compra, principalmente de itens como fritadeiras elétricas e outros considerados “luxo”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário