O calor está terrível, não é mesmo? Em várias partes do Brasil, o verão não tem deixado barato! Os dias estão sempre quentes e nem as chuvas rápidas conseguem amenizar o calorão. Se você não consegue mais viver sem o ar-condicionado, veja qual a temperatura ideal para economizar na conta de luz.
Leia mais: Precisa ‘descansar’? Afinal, ar-condicionado pode ficar ligado 24h ou estraga?
Para economizar energia durante o verão ao usar o ar-condicionado, muitas pessoas usam algumas estratégias que parecem não surtir tanto efeito no final do mês. É por isso que uma nova orientação promete te ajudar a amenizar o calor e o valor alto da fatura.
Temperatura ideal do ar-condicionado para economizar na conta de luz
A temperatura ideal é em torno de 23ºC, segundo recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Manter o ambiente nessa temperatura não apenas proporciona conforto térmico adequado, mas também pode resultar em menos gastos de energia do que outras temperaturas usadas no aparelho.
Isso porque, a cada grau que o ar-condicionado é ligado mais frio, ele precisa trabalhar mais para manter a temperatura desejada. Isso resulta em um aumento do consumo de energia.
Além disso, a Anvisa recomenda que a temperatura do ar-condicionado seja mantida entre 20ºC e 23ºC. Porque as temperaturas mais baixas podem causar problemas respiratórios, como bronquite e asma. Ou seja, não sendo a melhor ideia, pois de nada adianta amenizar o calor, mas em troca ter problemas de saúde.
É essencial ainda manter as portas e janelas fechadas quando o ar-condicionado estiver ligado, além de fazer a limpeza e manutenção regular do aparelho, nos prazos indicados pelo fabricante.
Use o timer do ar-condicionado para desligar o aparelho quando você sair de casa ou estiver dormir, pois isso também vai te ajudar a economizar. E, se ainda não comprou um ar, escolha aquele com a melhor eficiência energética, identificado pelo selo Procel.