scorecardresearch ghost pixel



Ímãs na geladeira: é verdade que eles aumentam o consumo de energia?

Saiba se os ímãs na geladeira aumentam o consumo de energia. Confira dicas para economizar energia com o seu eletrodoméstico.



Você já se perguntou se aqueles ímãs que você usa para enfeitar a porta da sua geladeira podem estar gastando mais energia do que você imagina? Essa questão pode parecer irrelevante, mas a resposta pode não ser tão óbvia quanto você pensa.

Veja também: Usa carregador emprestado? Você está correndo risco e nem faz ideia 

Isso porque muitas pessoas têm o costume de colocar ímãs na geladeira, seja para guardar recados, lembrar de compromissos ou simplesmente para decorar. Mas será que esse hábito tem alguma consequência para a eficiência energética do eletrodoméstico mais usado em nossas casas? Entenda!

Origem e utilidade dos ímãs de geladeira

Os ímãs de geladeira têm uma origem curiosa e se tornaram objetos domésticos populares ao longo do tempo. Inicialmente, a ideia de colar ímãs nas geladeiras surgiu como uma forma prática de exibir fotografias e lembretes familiares, aproveitando a superfície metálica das geladeiras.

Diante disso e com o tempo, essa prática evoluiu para incluir ímãs temáticos, decorativos e até mesmo publicitários. Além de sua função estética, os ímãs de geladeira também desempenham um papel funcional, servindo como suportes para papéis, listas de compras e receitas.

Assim, esses pequenos ímãs, inicialmente concebidos para personalizar o ambiente da cozinha, se tornaram elementos versáteis que unem funcionalidade e expressão pessoal.

Afinal, os ímãs gastam energia?

A resposta curta é: não! Os ímãs são objetos passivos e não produzem energia, portanto, eles não podem interferir no consumo elétrico da geladeira. Eles são apenas enfeites que não afetam o funcionamento do aparelho.

Mas cuidado com o excesso de ímãs!

Apesar de os ímãs em si não gastarem energia, há um detalhe importante que você deve levar em conta. Se você colocar muitos ímãs na porta da geladeira, isso pode, indiretamente, prejudicar o fechamento adequado da porta.

Dessa maneira, uma porta mal fechada pode fazer com que a geladeira tenha que trabalhar mais para manter a temperatura interna, levando a um aumento no consumo de energia.

Geladeira: como economizar energia

Agora que você já sabe que os ímãs não são os responsáveis pelo gasto de energia, que tal algumas dicas para realmente economizar energia com a sua geladeira? Veja a seguir:

  • Posicione bem a sua geladeira: evite colocar a sua geladeira perto de fontes de calor, como fogões, fornos ou locais com sol direto. Isso evita que a geladeira tenha que se esforçar mais para manter a temperatura interna.
  • Feche bem a porta: verifique se a porta da geladeira está fechando corretamente e não a deixe aberta sem necessidade. O ar frio que sai exige mais trabalho da geladeira para manter a temperatura.
  • Espere os alimentos esfriarem: colocar alimentos quentes dentro da geladeira faz com que ela tenha que trabalhar mais para resfriá-los. Espere-os esfriar fora antes de guardá-los.
  • Organize a sua geladeira: uma geladeira bem organizada e não lotada permite uma melhor circulação de ar, mantendo a eficiência do aparelho.
  • Faça a manutenção regular: por fim, descongele a sua geladeira com frequência e mantenha a manutenção em dia para evitar o acúmulo de gelo, que pode aumentar o consumo de energia e reduzir a eficiência.




Voltar ao topo

Deixe um comentário