Este truque de pesquisadores de vulcões vai deixar seu café mais gostoso

As pesquisa de vulcanologistas da Universidade de Oregon acabou revelando um truque para deixar seu café mais gostoso.

Imagine dois vulcanologistas e um químico entrando em uma cafeteria e saindo com uma receita para um café expresso mais consistente e eficiente. A descoberta? Adicionar um pouco de água aos grãos de café antes da moagem, reduzindo a carga elétrica estática nos grãos e aprimorando a qualidade da bebida, como revela uma pesquisa recente da Universidade de Oregon.

Leia ainda: 5 benefícios da borra de café: quem não aproveita está perdendo dinheiro!

O químico e coautor do estudo, Christopher Hendon, conhecido como “Dr. Café”, compartilha a importância dessa inovação, especialmente para métodos de preparo como o café expresso. Ele destaca que um fluxo consistente é crucial, reduzindo a variabilidade entre xícaras e permitindo que baristas usem menos café, resultando em menor desperdício.

Essa descoberta não é apenas um avanço para as cafeterias movimentadas, mas também para a indústria do café em larga escala, abrangendo desde cervejeiros caseiros até grandes produtores. Hendon destaca o poder dessa pesquisa ao afirmar: “Não sabíamos quanta carga acumulava no café e que dependia do teor de água. Isso é poderoso porque significa que você pode ligar e desligar o carregamento”.

Projeto que revelou o segredo de um café mais gostoso

O projeto começou de maneira peculiar durante uma pausa para café no laboratório de Hendon, onde vulcanologistas como Josef Dufek e Josh Méndez Harper frequentemente participam. A conexão entre o café e as plumas de cinzas vulcânicas, magma e água, que esses cientistas normalmente estudam, revelou-se fascinante.

Em um estudo anterior, a equipe de Hendon descobriu que o café forma aglomerados microscópicos, afetando a extração. Suspeitando que a eletricidade estática estava envolvida, decidiram explorar mais a fundo. Mesmo que alguns baristas já usassem a técnica da gota de Ross, adicionando água antes da moagem, a pesquisa da equipe de Hendon quantifica os benefícios, proporcionando 10% a mais de rendimento do café.

Café e cinzas vulcânicas?

Os vulcanologistas, Dufek e Méndez Harper, encontram paralelos entre as partículas de café e as de cinzas vulcânicas. Ambos os casos envolvem a interação de materiais em diferentes estados da matéria. A umidade interna dos grãos mostrou ser crucial, sendo cafés torrados escuros mais propensos à aglomeração.

Adicionar água antes da moagem eliminou a carga estática, resultando em grãos menos presos no moedor e água passando pelos grãos de maneira uniforme. Enquanto essa descoberta beneficia os amantes do café, os vulcanologistas veem implicações para suas pesquisas sobre vulcões, explorando a física da fratura.