scorecardresearch ghost pixel



FGTS Aniversário 2024: saques começam a ser liberados hoje (02)

Valores começam a ser liberados hoje para os trabalhadores nascidos em janeiro. Confira o calendário completo!



Os pagamentos referentes ao saque-aniversário do FGTS de 2024 começam a ser realizados hoje (02). Os trabalhadores que optaram por essa modalidade poderão retirar sua cota do ano de acordo com o mês de aniversário. Dessa forma, os cotistas nascidos em janeiro já podem realizar o saque a partir desta terça-feira (2).

Veja também: Quais modalidades de saque do FGTS estão confirmadas para 2024?

Em vigor desde 2020, a modalidade permite que os trabalhadores retirem parte do saldo de suas contas do FGTS anualmente, no mês de aniversário. Contudo, caso seja demitido sem justa causa, o trabalhador não tem direito ao saque do valor do FGTS, apenas a multa rescisória.

O governo estuda mudar essa regra e permitir o saque do salto total das contas em caso de demissão sem justa causa, como ocorre com quem não aderiu ao saque-aniversário. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o projeto de lei com as alterações deverá ser enviado até março.

Calendário saque-aniversário 2024

Conforme divulgado recentemente pela Caixa Econômica Federal, cerca de 32,7 milhões de trabalhadores aderiram ao saque-aniversário. Desse total, cerca de 16,9 milhões contrataram financiamentos utilizando os recursos das contas do FGTS como garantia. Até agosto de 2023, o valor emprestado pelos bancos nessa modalidade já havia chegado a marca de R$ 111,4 bilhões.

A data de saques se inicia no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador, ficando disponíveis até o último dia do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado, os valores voltarão para as contas do FGTS do trabalhador. O calendário de 2024 ficou estabelecido da seguinte forma:

Mês de nascimento Período de pagamento
Janeiro 2 de janeiro a 29 de março
Fevereiro 1º de fevereiro a 30 de abril
Março 1º de março a 31 de maio
Abril 1º de abril a 28 de junho
Maio 2 de maio a 31 de junho
Junho 3 de junho a 30 de agosto
Julho 1º de julho a 30 de setembro
Agosto 1º de agosto a 31 de outubro
Setembro 2 de setembro a 30 de novembro
Outubro 1º de outubro a 29 de dezembro
Novembro 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
Dezembro 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário