O fim dos pagamentos DOC e TEC foi uma decisão da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que foi comunicada aos bancos em 2022. Apesar disso, a última data para envio ou agendamento será agora em 2024. Veja o que muda e qual a razão da alteração.
Leia mais: Fato ou fake: governo federal mudou as regras de tarifa do Pix?
Segundo a Febraban, o último dia para o processamento dos agendamentos será em 29 de fevereiro de 2024. A Federação explicou que a decisão se justifica diante do crescimento do PIX, que se tornou o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, por ser rápido, barato e seguro.
Fim dos pagamentos DOC e TEC
O sistema de pagamentos instantâneos PIX veio para tornar o acesso ao serviço muito mais facilitado. Com isso, os brasileiros conseguem enviar e receber dinheiro em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem qualquer dificuldade.
Outro detalhe é que as transferências PIX são gratuitas para pessoas físicas e jurídicas, ou seja, uma vantagem a mais e um dos motivos que levou ao fim dos pagamentos DOC e TEC, que eram modalidades de transferência bancária que existiam há décadas.
O DOC, ou Documento de Ordem de Crédito, é uma transferência bancária processada no dia seguinte ao envio. A TEC, ou Transferência Especial de Crédito, é uma modalidade de DOC utilizada exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a trabalhadores.
Com a decisão da Febraban, o fim do DOC e da TEC não deve causar impactos para os brasileiros, já que o PIX se consagrou como a alternativa mais eficiente e segura, sem custos. Vale lembrar que o DOC, por exemplo, tem a cobrança de uma tarifa de R$ 3,90 por operação, e a TEC é cobrado uma tarifa de R$ 2,90.
Por isso, a orientação para quem ainda usa o DOC ou a TEC é que se adapte o mais cedo possível ao PIX para aproveitar os benefícios do sistema de pagamentos. O cronograma estabelecido prevê o encerramento do DOC em 15 de janeiro, com transações agendadas até 29 de fevereiro. A TEC, utilizada por empresas, também será extinta.