scorecardresearch ghost pixel



Fim do mistério: é certo lavar o arroz antes do preparo? Muita gente erra

O arroz é um dos alimentos que está presente na culinária de diversos países, mas é necessário lavar os grãos ao prepará-los? Confira algumas curiosidades.



Segundo um levantamento do IBGE, cada brasileiro consumiu, em média, 34,2 quilos de arroz em 2020. Ou seja, é praticamente 94 gramas por dia que representam um dos ingredientes que não podem faltar na cesta básica.

Veja também: Cuidado! Estes 6 alimentos ficam fedidos quando feitos na air fryer

Apesar de ser simples, os modos de preparo variam conforme o costume e os recursos das famílias. Nesse caso, algumas pessoas se questionam sobre a possibilidade de lavar e quais as suas consequências na refeição.

Estas são as propriedades nutricionais do arroz

Quanto ao arroz, trata-se de um alimento rico em carboidratos, que fornece energia para o organismo. Desse modo, contém proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, zinco e magnésio, que compõem nutrientes essenciais.

Por outro lado, o arroz integral é mais nutritivo do que o arroz branco, pois preserva o germe e o farelo, que concentra antioxidantes. Outros benefícios contemplam a facilidade da digestão, o baixo teor de gordura e a menor carga glicêmica.

Arroz: o que acontece se você lavar?

A princípio, lavar o arroz antes de cozinhar é uma prática comum, mas também gera controvérsias. Dito isso, ao ficar de molho, o excesso de amido costuma ser removido, resultando em um grão menos pegajoso, branco e macio.

Contudo, é possível que o cereal perca uma parcela pequena do conteúdo, enquanto aumenta o risco de contaminação. Logo, diferente dos feijões, que reúnem fitatos e causam gases, a limpeza não é uma etapa fundamental.

Lembre-se que a lavagem não é obrigatória

Ao passo que a decisão de lavar ou não o arroz depende da preferência, cabe ressaltar que há alguns anos, o produto era vendido a granel. Sendo assim, ficava armazenado em sacos nas mercearias, acumulando sujidades e bactérias.

No entanto, atualmente o grão passa por um processo de higienização que dispensa um reforço em casa. Então, o importante é seguir as recomendações de higiene e segurança alimentar, lavando bem as mãos, os utensílios e a panela.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário