scorecardresearch ghost pixel



Mais poderoso que happy-hour: ritual de sexta-feira ajuda a aliviar o estresse

A coach executiva Robin Camarote ensina como gerenciar o estresse na vida moderna com a prática do encerramento semanal. Saiba como aqui!



O estresse tornou-se uma presença constante na vida moderna, permeando os diversos aspectos do cotidiano. A crescente complexidade das demandas profissionais, as pressões sociais e a contínua conectividade digital contribuem para um ambiente propício ao surgimento do estresse.

Veja também: Preserve sua saúde mental: a partir de agora, EVITE estas 4 frases

Isso porque essa condição, muitas vezes, manifesta-se de maneira sutil, afetando tanto a saúde física quanto a mental. Sobretudo porque a busca incessante por sucesso e a multiplicidade de papéis desempenhados na sociedade contemporânea ampliam a vulnerabilidade ao estresse crônico.

Líderes no piloto automático e o estresse

É o que acontece com inúmeros líderes empresariais, fazendo muitos a operar no piloto automático, com pouca consciência das conquistas diárias. Diante da maratona de reuniões, tomadas de decisões e a gestão exigente de equipes, é comum sentir que pouco progresso é alcançado.

Estratégias para gerenciar o estresse

Diante desse cenário, a adoção de estratégias de gerenciamento do estresse torna-se crucial para preservar o bem-estar e promover uma vida equilibrada no mundo moderno. É o que propõe a coach executiva Robin Camarote, que compartilhou sua perspectiva sobre o tema em um artigo publicado na Inc. Saiba mais a seguir:

O balanço semanal da coach executiva

Robin, que é adepta de diversas técnicas para aumentar a produtividade e aprimorar o planejamento, destaca uma abordagem que se mostrou especialmente eficaz: a prática de fazer um balanço semanal na sexta-feira.

Meia hora de reflexão

Segundo Camarote, a lição fundamental envolve dedicar meia hora por semana para refletir sobre as conquistas, sem focar na lista interminável de tarefas pendentes.

“Eu chamo isso de encerramento semanal e faço normalmente o meu no final da semana. Na segunda-feira, olho para a agenda e bloqueio o horário nas sextas-feiras, logo após a conclusão da minha última reunião com o cliente ou entrega importante”, explica.

Os benefícios da prática

Então, durante esse intervalo, a executiva anota e reflete sobre tudo o que foi alcançado durante a semana, independentemente de sua magnitude ou natureza planejada.

Segundo ela, desde que incorporou essa prática, experimentou uma sensação de “encerramento de semana” mais eficaz do que um happy hour tradicional. “Além disso, começo a semana seguinte com a confiança de que lidarei com tudo o que surgir no meu caminho”, acrescenta.

Lidando com os imprevistos e afastando o estresse

A coach ressalta ainda que esse exercício a ajudou a compreender que obstáculos inesperados sempre surgirão, e algumas tarefas demandarão mais tempo do que o previsto. Desse modo, a visão semanal de sua agenda a auxiliou a concentrar-se nas prioridades.

Calma e foco

“Não se preocupe se não tiver trinta minutos completos para começar. Dez minutos são suficientes, pois você está desenvolvendo sua capacidade de contar suas vitórias. É um pequeno presente de calma e foco que rende dividendos, não apenas no fim de semana, mas também na semana seguinte”, concluiu a executiva.

A importância de destacar as conquistas e fazer o encerramento semanal

Por fim, a perspectiva da coach executiva oferece uma valiosa contribuição, destacando a importância do encerramento semanal como uma prática fundamental.

Portanto, ao reservar um tempo para refletir sobre as conquistas da semana, essa técnica proporciona não apenas um fechamento eficaz, mas também um impulso de confiança para enfrentar os desafios que a próxima semana possa trazer.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário