O churrasco é uma paixão brasileira, e muito popular em várias partes do Brasil. Para fazer um preparo muito saboroso, existem muitos cortes diferentes que podem ser usados no churrasco. Confira algumas opções de cortes de carne para churrasco, com dicas sobre preparo e características de cada tipo de carne.
Leia mais: Churrasco de primeira com carne de segunda: 5 cortes baratos que desmancham na boca
A ideia é te ajudar a encontrar mais opções que não apenas a tradicional picanha. É claro que, para muitos churrasqueiros de plantão, ela não pode faltar. Mas, se a grana estiver curta ou se você desejar novos sabores, muitos outros podem ser incluídos!
Cortes de carne para churrasco!
A escolha do corte de carne para churrasco depende de vários fatores, como o gosto pessoal, o orçamento e o tempo disponível. Se você está procurando um corte de carne suculento e saboroso, a picanha ou o filé mignon são boas opções. Mas, não somente eles!
Por exemplo, se você está procurando um corte de carne mais barato, a alcatra ou a fraldinha são boas ideias. Gosta de um toque defumado? A costela, o lagarto, a maminha ou o cupim podem te surpreender. Conheça mais sobre os tipos de cortes para churrasco e as principais características.
1- Picanha: é a escolha mais tradicional, por ter uma saborosa capa de gordura. A carne fica suculenta e muito macia.
2- Costela: tanto suína, bovina quanto de ovelha são indicadas para o churrasco. Basta temperar com sal grosso e, se quiser, um delicioso molho barbecue.
3- Alcatra: é a garantia de maciez e sabor, sendo uma carne mais magra. Pode ser assada inteira.
4- Contra-filé: o corte é macio e com sabor acentuado. A dica é remover o nervo lateral.
5- Fraldinha: é a carne preferida por aqueles que querem saborear um bom churrasco, sem extrapolar nas calorias. É mais magra e fica pronta rapidamente.
6- Maminha: tem sabor suave e boa quantidade de gordura. Você pode assar em grelha com brasa forte e cortar em fatias contra as fibras.