Mito ou verdade: dá para beber cerveja sem engordar? Nutricionista explica

Descubra como emagrecer sem deixar de beber cerveja! Nutricionista oferece dicas de equilíbrio para aproveitar o happy hour sem comprometer a balança.



Muitas pessoas encaram a perda de peso como sinônimo de renúncia, acreditando que abandonar o consumo de bebidas alcoólicas é inevitável. Contudo, segundo a nutricionista Mariana Gomes, do aplicativo de saúde integrada Personal Virtual, é possível manter o equilíbrio, sem deixar de tomar uma cerveja no fim de semana.

Veja também: Saúde e sabor: receita de vitamina ‘Seca Barriga’ que vai salvar sua dieta

Segundo Mariana, cortar por completo hábitos que nos fazem felizes pode ser insustentável a longo prazo e causar frustração na busca pelo emagrecimento. A especialista alerta para o perigo do “efeito rebote”, resultante de restrições excessivas, que podem levar a compulsões alimentares e ganho de peso repentino.

Moderação na cerveja durante o happy hour

A chave para aproveitar o happy hour sem prejudicar os resultados na balança, segundo Mariana, é moderação. “É claro que não podemos exagerar, principalmente quando falamos de álcool, que além de prejudicar os resultados da balança, também faz muito mal para a saúde, mas as pequenas exceções existem e fazem até bem”, explica a nutricionista.

Restrição alimentar e psicologia

A relação entre restrição alimentar e consequências psicológicas é destacada por um recente estudo da Unisinos. Além do “efeito rebote”, as restrições podem resultar em perda de autoestima e mudanças drásticas de humor. Mariana ressalta que dietas restritivas não são sustentáveis a longo prazo e podem levar a ganhos de peso rápidos e temporários.

Cerveja e dicas para beber com moderação

Para quem deseja aproveitar um chopp sem comprometer os esforços na academia, a nutricionista oferece dicas práticas. “Repense as quantidades; em vez de beber três chopps, opte por beber apenas um e não deixe de beber água junto”, aconselha Mariana.

Alimentação e massa muscular

Além disso, ela destaca a importância de não consumir álcool de estômago vazio, especialmente para quem busca ganhar massa muscular. A falta de alimentação antes do consumo de bebidas alcoólicas pode levar ao processo de catabolização do corpo.

Hidratação e proteínas

Para aliviar os efeitos do álcool, Mariana sugere intercalar o consumo com ingestão de água. Desidratação e a interferência na síntese de proteínas, essenciais para o ganho de massa muscular, são alguns dos prejuízos do consumo excessivo de álcool.

Retomada da rotina saudável
A nutricionista enfatiza ainda a importância de retomar a rotina saudável após pequenas escapadas alimentares. “Se você tomou um chopp ou comeu algo fora da dieta no sábado à tarde, por exemplo, volte para a rotina na próxima refeição, não é preciso esperar a segunda-feira chegar. É preciso manter o foco e voltar à rotina saudável, apesar das pequenas escapadas”, finaliza Mariana.

Com informações do portal SportLife.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário