Procurando manter a privacidade no iPhone ou aumentar a segurança do aparelho? Uma ferramenta nativa no famoso smartphone da Apple permite que os usuários escondam aplicativos. Com o recurso, é possível “disfarçar” determinados aplicativos, sendo permitido alterar o nome, símbolo e até mesmo a cor dos ícones apresentados.
Veja também: Apple lança novo pacote de segurança que dificulta a vida dos ladrões
Dessa forma, o recurso se mostra como uma ótima opção nesse período pré-carnaval, evitando que criminosos tenham acesso facilitado aos aplicativos de bancos e dados sigilosos com a alteração da apresentação dos apps. Assim, um aplicativo como o Nubank, por exemplo, poderá ser mostrado na tela do celular como “Saúde”, além de contar com outro ícone.
Com essa atitude, os usuários dificultam a vida dos criminosos, que buscam os aplicativos de forma rápida apenas pelo ícone na tela do aparelho. Ao trocar de nome e ícone, essa busca se torna mais complicada, já que aplicativos importantes poderão estar apresentados com outro nome. A medida evita também que seja preciso excluir aplicativos de bancos, que precisarão de um novo processo de autenticação posteriormente para serem utilizados no aparelho.
Como esconder aplicativos no iPhone?
O primeiro passo é buscar pelo aplicativo “Atalhos” no celular, bastando inserir o nome na barra de pesquisa. Ao abrir o app, clique no ícone “+”, localizado no canto direito da tela. Em seguida, toque na opção “adicionar ação” e em “scripts”. Na próxima janela, aperte em “abrir app” e toque na palavra “app”.
Uma lista de aplicativos aparecerá na tela, sendo preciso escolher qual será aquele que será disfarçado na tela do celular. Ao selecionar o app em questão, basta personalizar a forma que ele será exibido na página inicial do smartphone. Para isso, clique em “Abrir App” na parte superior da tela. Para renomear o aplicativo, clique em “Renomear” e digite qual será o nome apresentado.
Já para trocar o ícone, selecione “Escolha Ícone” e defina a cor a ser utilizada. Será possível também inserir símbolos para deixar o ícone ainda mais semelhante ao de um verdadeiro aplicativo. Para finalizar a troca, clique novamente no novo nome do aplicativo na parte superior da tela e selecione “Adicionar à Tela de Início”. Vale ressaltar que o ícone original do aplicativo permanece na tela inicial, sendo preciso apagar o ícone.