scorecardresearch ghost pixel



Pesquisa elege a verdura mais saudável do mundo e muita gente mal come

A comparação entre diferentes tipos de hortaliças resultou em um estudo que mostrou qual é a verdura que tem a melhor concentração de vitaminas e minerais.



Antes de tudo, é válido ressaltar que todas as verduras merecem atenção, visto que compreendem uma alimentação equilibrada. Desse modo, não se esqueça de incluir vegetais no seu cardápio diário, buscando conseguir a energia necessária.

Veja também: No freezer, não! Especialista alerta sobre 5 alimentos que não podem ser congelados 

Entretanto, um grupo de especialistas identificou uma verdura que é melhor em diversos aspectos. Por outro lado, observaram que a maioria da população não a consome com a devida frequência, graças ao aumento dos industrializados.

Pesquisa mostra frutas e verduras poderosas

A princípio, um estudo realizado pela Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA), revelou quais são as verduras mais saudáveis. Sendo assim, os cientistas compararam a concentração de 17 compostos essenciais.

Por exemplo, a vitamina A e o complexo B12, conforme a quantidade de calorias, resultando em um ranking de 41 alimentos. Essa lista recebeu o nome de “Powerhouse Fruits and Vegetables” (Frutas e Verduras Poderosas).

O primeiro lugar ficou com o agrião, que obteve uma pontuação de 100, seguido pelo repolho chinês, com 91,99, e pela acelga, com 89,27. Essas verduras são ricas em antioxidantes, minerais, fibras e fitoquímicos, que ajudam a prevenir e combater diversas doenças.

Agrião: as propriedades da melhor verdura de todas

O agrião é uma verdura de alto potencial nutritivo e lidera a seleção, ao receber 100 pontos, seguido do repolho chinês, que teve 91,99. Essa planta aquática, que pertence à família das crucíferas, apresenta um sabor picante e refrescante.

Portanto, trata-se de uma fonte de vitamina C, K, A, B6, B9, E, cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo e zinco. Logo, fortalecem o sistema imunológico, protegem os olhos, os ossos, os dentes, a pele e o cabelo. Também regulam a pressão arterial, o colesterol e o açúcar no sangue, graças aos antioxidantes.

A alimentação saudável explica a longevidade

De fato, a comida é um dos fatores que explica a longevidade das pessoas que vivem em “zonas azuis”, onde há uma alta incidência de centenários. Dito isso, atente-se a populações que consomem alimentos naturais, frescos e variados. Ou seja, observe o ranking de ingredientes que se destacaram na análise.

1º Lugar: agrião;
2º Lugar: repolho chinês;
3º Lugar: acelga;
4º Lugar: folhas de beterraba;
5º Lugar: espinafre;
6º Lugar: chicória;
7º Lugar: folhas de alface;
8º Lugar: salsinha;
9º Lugar: alface-romana;
10º Lugar: couve.




Voltar ao topo

Deixe um comentário