scorecardresearch ghost pixel



Olhe sua mão: tamanho dos dedos pode indicar doença mental, diz estudo

Entenda como o tamanho dos dedos da mão pode estar relacionado ao desenvolvimento de transtorno mental grave.



Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Swansea, no Reino Unido, fez apontamentos interessantes sobre a mente. Ele sugere que o tamanho dos dedos pode estar relacionado a traços patológicos da mente humana.

Veja também: Energético faz mal? Estudo aponta depressão, ansiedade e doenças cardíacas

O estudo, publicado também na revista científica Nature Communications, analisou os dados de mais de 1.500 adultos, com idade média de 35 anos. Os participantes foram avaliados quanto a sua saúde mental, incluindo a presença de transtornos de ansiedade, depressão e psicose.

O que o tamanho dos dedos revelou em relação à mente

Foto: Universidade de Swansea

Os pesquisadores descobriram que pessoas com dedos indicadores mais curtos em relação ao dedo médio apresentaram maior risco de desenvolver esses transtornos. A diferença no comprimento dos dedos foi medida por meio de uma técnica chamada índice de dimorfismo sexual dos dedos (2D:4D).

O 2D:4D é uma medida do desenvolvimento hormonal fetal. Em geral, os homens têm tamanho dos dedos indicadores mais curto do que as mulheres, o que é considerado um sinal de exposição a níveis mais elevados de testosterona no útero.

Os pesquisadores acreditam que os níveis elevados de testosterona durante o desenvolvimento fetal são decisivos. Eles podem afetar o desenvolvimento do cérebro, aumentando o risco de transtornos mentais.

“Nossos resultados sugerem que o 2D:4D pode ser um marcador precoce de risco de transtornos mentais”, disse o autor principal do estudo, o professor John Manning. “Eles também sugerem que a testosterona fetal pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento desses transtornos”.

Mais detalhes e resultados

Além do 2D:4D, o estudo também encontrou outras associações entre o tamanho dos dedos e a saúde mental. Por exemplo, pessoas com dedos anelares mais curtos em relação ao dedo médio apresentaram maior risco de desenvolver transtornos de personalidade.

Os pesquisadores acreditam que essas associações podem ser explicadas por fatores genéticos ou ambientais. Por exemplo, é possível que pessoas com dedos mais curtos sejam mais propensas a serem expostas a fatores de risco para transtornos mentais, como abuso ou negligência na infância.

“Nossos resultados são importantes porque sugerem que o tamanho dos dedos pode ser um indicador precoce de risco de transtornos mentais”, disse Manning. “Eles podem ajudar os médicos a identificar pessoas que estão em maior risco de desenvolver esses transtornos e a fornecer-lhes tratamento precoce”.

Este estudo é o primeiro a sugerir que o tamanho dos dedos pode estar relacionado a traços patológicos da mente humana.

Os resultados são importantes porque podem ajudar os médicos a identificar pessoas que estão em maior risco de desenvolver esses transtornos e a fornecer-lhes tratamento precoce.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário