scorecardresearch ghost pixel



Pesquisa revela: 10% dos homens lavam toalhas de banho apenas 2 vezes ao ano

Pesquisa revela que homens lavam toalhas de banho muito menos do que as mulheres e alerta para os riscos de saúde que isso pode trazer.



Uma pesquisa realizada pela Showers To You, uma empresa britânica especializada em produtos para banheiro, descobriu que muitos homens não têm o hábito de lavar as toalhas de banho com a frequência adequada.

Veja também: Sua higiene é duvidosa: veja 5 hábitos comuns que vão provar isso

Segundo o estudo, 10% dos homens entrevistados disseram que lavam as toalhas apenas duas vezes por ano, enquanto 5% afirmaram que lavam uma vez por ano. Entre as mulheres, apenas 1% admitiram lavar as toalhas tão raramente. Saiba mais a seguir:

Toalhas de banho sujas e a saúde

A pesquisa, que ouviu 2,2 mil adultos no Reino Unido, foi divulgada em agosto de 2023 e alertou para os riscos de saúde que a falta de higiene com as toalhas pode trazer. Conforme os especialistas, as toalhas podem acumular bactérias, ácaros, sujeira, células mortas da pele e alérgenos, que podem causar infecções de pele, alergias e outros problemas.

Recomendação de limpeza

O fundador da Showers To You, Martin Smith, disse em um comunicado que o banheiro deveria ser um dos ambientes mais limpos da casa, mas muitas pessoas estão negligenciando a limpeza das toalhas.

Por isso, ele recomendou que as pessoas lavem as toalhas pelo menos uma vez por semana, conforme a orientação do NHS, o serviço de saúde pública do Reino Unido.

Riscos de infecções

O dermatologista Hamdan Hamed, que também participou da pesquisa, explicou ao site britânico Daily Mail que as toalhas sujas podem favorecer o crescimento de bactérias como a Staphylococcus Aureu, que pode provocar infecções de pele. Ele aconselhou que as pessoas lavem as toalhas a cada três ou quatro usos, para evitar a contaminação.

Os hábitos dos entrevistados em relação às toalhas de banho

A pesquisa também mostrou que a maioria das pessoas (67%) lava as toalhas conforme a aparência, 61% segundo o cheiro e 58% conforme o número de usos. Além disso, 11% dos entrevistados disseram que não se preocupam com bactérias ou higiene.

Como lavar as toalhas de banho adequadamente

Lavar as toalhas de banho adequadamente é importante para mantê-las limpas, macias e livres de germes. Aqui estão algumas dicas sobre como lavar suas toalhas de banho:

  • Frequência de lavagem: lave as toalhas de banho regularmente, preferencialmente após cada 3 a 4 usos.
  • Separar as cores: separe as toalhas por cores para evitar que cores mais escuras manchem as mais claras.
  • Quantidade de detergente: use a quantidade recomendada de detergente para evitar acúmulos que podem tornar as toalhas ásperas.
  • Temperatura da água: lave as toalhas em água quente para eliminar germes e bactérias. No entanto, verifique as instruções de lavagem na etiqueta, pois algumas toalhas podem ser sensíveis a temperaturas elevadas.
  • Evitar o uso de amaciante: evite o uso excessivo de amaciante, pois isso pode reduzir a absorção das toalhas. Algumas toalhas de alta qualidade não precisam de amaciante.
  • Secagem adequada: seque as toalhas imediatamente após a lavagem para evitar o crescimento de mofo. Prefira secar ao ar livre sempre que possível.
  • Não misturar com outros materiais: evite misturar toalhas com roupas que soltam muitos fiapos, pois isso pode reduzir a eficácia da secagem.
  • Limpeza da máquina de lavar: faça a limpeza periódica da sua máquina de lavar para prevenir a formação de mofo e acúmulo de resíduos.
  • Secagem completa: certifique-se de que as toalhas estejam completamente secas antes de guardá-las. Toalhas úmidas são propensas a mofo.
  • Armazenamento adequado: armazene as toalhas em um local seco e arejado para evitar odores desagradáveis.

Toalhas de banho: verifique as instruções do fabricante

Por fim, lembre-se de que as orientações podem variar com base no tipo específico de toalha e nas instruções de cuidados fornecidas pelo fabricante. Portanto, sempre verifique a etiqueta das toalhas para obter informações específicas sobre a lavagem e cuidados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário