scorecardresearch ghost pixel



Recebeu a mensagem Bolsa Família bloqueado? Veja o que fazer

Benefício poderá ser cancelado caso as irregularidades não sejam corrigidas.



Beneficiários que possuem inconsistência no Cadastro de Pessoa Física (CPF) serão afetados na folha de pagamento do Bolsa Família do mês de janeiro. Os depósitos começam no próximo dia 18 de janeiro. A mensagem do Bolsa Família bloqueado têm preocupado muitas famílias.

Leia mais: Não sabe quando sacar o Bolsa Família em 2024? Confira o calendário

Dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) apontam que aproximadamente 100 mil pessoas assistidas pelo programa serão impactadas pela regra. Apesar da notícia, ela não é nenhuma surpresa. Em dezembro, o governo anunciou que o bloqueio do Bolsa Família teria início em janeiro de 2024.

Por que o governo está “bloqueando” o Bolsa Família?

Segundo o ministério, a ação funciona como um gesto de melhora da gestão do programa assistencial, para realizar pagamentos do benefício às famílias realmente necessitadas.

Quem tiver o Bolsa Família bloqueado em razão de irregularidades no CPF terá até 6 meses para regularizar a situação, caso contrário o benefício será cancelado. Importante lembrar que os problemas no CPF não se aplicam apenas ao titular do programa, mas de qualquer integrante da família.

Como saber se o CPF está com problemas?

O titular da família que recebe o Bolsa Família pode consultar o aplicativo Cadastro Único (CadÚnico) para consultar a situação do seu CPF e dos demais integrantes do grupo familiar. Se houver mais de um CPF irregular, neste caso, todos precisam ser regularizados.

Casos de CPF suspenso ou cancelado na Receita Federal podem causar o bloqueio do Bolsa Família, assim como em casos de divergência de titularidade. Esses problemas não apenas podem gerar a suspensão do benefício, como também impedem a habilitação ao programa.

Recebeu a mensagem Bolsa Família bloqueado? Veja o que fazer

Para regularizar o CPF, o titular do benefício deve acessar o site da Receita Federal e, em seguida, ir na opção “Meu CPF”. O próximo passo consiste em ir à aba “Atualizar CPF” e depois “Etapas” para fazer a atualização dos dados. A regularização do CPF estará disponível na opção “Regularizar CPF”.

Outra forma de resolver esse problema é indo presencialmente a uma unidade da Receita Federal. Porém, neste caso, é necessário agendar antes. O atendimento tem tempo estimado de 15 minutos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário