Há alguns costumes que são transmitidos na família e incluem atividades domésticas simples. Entretanto, é necessário ficar atento a um hábito específico da cozinha que tem sido associado à falta de higiene e problemas infecciosos.
Veja também: Mais sujos que o banheiro: CUIDADO com estes utensílios de cozinha
Sendo assim, é essencial repensar as práticas em ambientes direcionados ao preparo de alimentos. Afinal, bactérias, fungos e vírus contaminam superfícies rapidamente, sem que você perceba, causando sintomas desagradáveis.
Pano na pia: este é um péssimo hábito na cozinha
A princípio, deixar o pano na pia pode aumentar as chances de contaminação. Nesse caso, vale ressaltar que a pia é um dos locais mais sujos da cozinha, onde restos de comida, gordura e água se misturam, atraindo insetos.
Logo, o excesso de resíduos costumam ficar próximos de ingredientes frescos, que absorvem partículas contaminadas. Além disso, o mau cheiro também resulta do resto de comida, sabão e até pele morta, visto que o tecido demora a secar. Ou seja, a umidade, principalmente no calor, torna-se um lar de bactérias.
Outros itens que prejudicam a segurança alimentar
Conforme mencionado, os panos realmente conferem praticidade na hora de organizar as bancadas. Entretanto, esses hábitos não atendem aos requisitos mínimos que protegem os familiares de diversas enfermidades.
Por esse motivo, é fundamental mencionar objetos que geram um alerta vermelho, começando pela colher de madeira, e a tábua. Em seguida, a bucha e o pano de secar louça exigem trocas regulares, visando reduzir as pragas.
Quais são as bactérias presentes na no pano multiuso?
O pano multiuso, que é usado para limpar diferentes superfícies na cozinha, causa doenças como diarreia, vômito, febre e até mesmo intoxicação alimentar. Desse modo, substitua-o por um rodo ou lenços descartáveis.
As bactérias encontradas na cozinha são a Escherichia coli, Salmonella, Staphylococcus aureus, Listeria monocytogenes e Campylobacter jejuni. Portanto, jamais esqueça de aplicar álcool 70% diariamente, nas áreas utilizadas.