scorecardresearch ghost pixel



Última chance! Prazo para pagar o IPVA com desconto termina hoje (17)

Grupo de proprietários de veículos tem até esta quarta-feira (17) para pagar o imposto com desconto de 3%.



O pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) já começou na maioria dos estados do Brasil e muitos motoristas aproveitaram o início do calendário para obter descontos. Em diversas localidades do país, quem paga o valor à vista tem vantagens.

Leia mais: INSS vai usar IA para evitar golpes no Auxílio-Doença em 2024

No estado de São Paulo, o prazo para quitar o IPVA em cota única e garantir o desconto de 3% sobre o valor termina nesta quinta-feira (17) para mais um grupo de proprietários. Os condutores são divididos de acordo com o final da placa do veículo, e hoje é a vez daqueles com placa final 5.

Donos de caminhões e caminhões-tratores com placa final 5 também podem garantir o desconto de 3% até o fim do dia.

Quem preferir parcelar o imposto pode dividir o valor em até cinco vezes, mas não há desconto. O vencimento das parcelas ocorre sempre no mesmo dia de cada mês, por exemplo: 17/01, 17/02, 17/03, 17/04 e 17/05 para final de placa 5.

Já a primeira parcela para proprietários de caminhões e tratores vence no dia 20 de março, independentemente do final da placa.

Cálculo e pagamento

Os motoristas podem realizar o pagamento em cota única em janeiro e obter desconto de 3%; em cota única em fevereiro sem desconto; ou parcelar o imposto em até 5 vezes. Neste ano, a novidade é que o pagamento está disponível via Pix com QR Code.

O IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, tendo como referência a tabela Fipe de setembro de 2023. A alíquota para a maioria dos veículos de passeio em São Paulo é de 4%, mas carros elétricos ou a gás pagam 3%. No caso dos carros zero quilômetro, é considerado o valor da nota fiscal para calcular o tributo.

O pagamento pode ser feito pela internet, nos terminais de autoatendimento dos bancos e em casas lotéricas, informando o número do RENAVAM. Para quitar o imposto via Pix, o cidadão deve acessar o site da Sefaz-SP e gerar um QR Code.

Calendário do IPVA 2024

Veja o calendário de pagamento do IPVA para o estado de São Paulo:

Imagem: Reprodução




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário