scorecardresearch ghost pixel



Veja o ranking das operadoras com a melhor internet fixa do Brasil

Prêmio Melhor Escolha 2024 avaliou a qualidade de download, upload e ping das operadoras de internet brasileiras.



A internet fixa deixou de ser um luxo de alguns brasileiros para se tornar um item básico para as famílias. Um serviço de boa qualidade é essencial para a ampliação do acesso da população, que precisa se comunicar, se informar e compartilhar recursos e dados.

Leia mais: Tipo bluetooth? WhatsApp inova com recurso para compartilhar arquivos entre pessoas próximas

Muitas reclamações são feitas todos os dias sobre a conexão oferecida pelas empresas que operam no Brasil, mas uma delas se destacou em uma pesquisa recente. Segundo o Prêmio Melhor Escolha 2024, a Vivo é a melhor operadora de internet fixa do país no quesito velocidade.

Para montar o ranking, foram realizados 2,8 milhões de testes de velocidade entre janeiro e dezembro de 2023. A marca venceu nas categorias de melhor download, melhor upload e melhor ping.

Ranking das operadoras de internet

Download (megabits por segundo)

  • Vivo – 136 Mbps
  • Oi – 128 Mbps
  • Tim – 119 Mbps
  • Claro – 104 Mbps

Upload

  • Vivo – 78 Mbps
  • Tim – 77 Mbps
  • Oi – 72 Mbps
  • Claro – 38 Mbps

Ping (quanto menor, melhor)

  • Vivo – 41 milisegundos
  • Tim – 41 milisegundos
  • Oi – 46 milisegundos
  • Claro – 54 milisegundos

Apesar do resultado positivo para as grandes empresas, os provedores regionais foram líderes em 12 estados do Brasil, volume 33% superior ao registrado no ano anterior. A Desktop superou a Vivo em São Paulo, por exemplo, com velocidade média de 152 Mbps. Já a Brisanet liderou a pesquisa em Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

“O mercado está mais competitivo com o crescimento desses provedores de internet regionais. Eles oferecem planos mais rápidos com valor mais acessível, o que é vantajoso para o consumidor e para o mercado em geral”, afirma Hadassa Rodrigues, gerente de Marketing da Melhor Escolha.

Ranking por estado e capital

Oito estados e dez capitais brasileiras ofereciam internet fixa com médias de velocidade superiores a 100 Mbps no ano passado. O Distrito Federal foi o campeão estadual, com média de 127 Mbps. Em segundo vem o Paraná (116 Mbps), seguido por São Paulo (115 Mbps) e Goiás (113 Mbps).

Já o Amapá tem a pior internet do Brasil, com 67 Mbps na média. Alagoas está logo acima, com 69 Mbps.

Entre as capitais, Curitiba (PR) foi o destaque do estudo com velocidade de 135 Mbps, com Brasília em segundo lugar (128 Mbps) e Belo Horizonte em terceiro (128 Mbps). A ponta inferior da lista tem Macapá (AP) e Recife (PE), ambas com média de 71 Mbps.

Melhoria na internet

A internet brasileira apresentou uma melhora geral, com aumento na velocidade média de 79 Mbps em 2022 para 107 Mbps em 2023.

“Percebemos que a velocidade da internet está crescendo em todo o país, com uma clara evolução nas ofertas de planos de banda larga, que estão cada vez mais rápidos para atender a demanda de uma sociedade mais conectada”, diz a executiva da plataforma de comparação de planos e serviços de telecomunicação responsável pelo levantamento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário