O WhatsApp implementou algumas mudanças nos Canais, ferramenta que permite o envio unidirecional de mensagens a milhares de participantes de forma simultânea. Segundo anunciado pela plataforma, os administradores terão mais opções na nova atualização, que já está disponível.
Leia mais: Modo espião do WhatsApp: como ler mensagens sem deixar rastros
Quem controla um canal de distribuição massiva de mensagens agora pode escolher até 16 administradores, além de enviar áudios e criar enquetes.
A estreia dos ajustes ocorre às vésperas do período eleitoral no Brasil. Durante as eleições de 2022, a Meta (empresa dona do WhatsApp) adiou o lançamento das Comunidades, recurso semelhante que permite o envio de mensagens a grupos fechados de até 5.000 pessoas, por recomendação do Ministério Público Federal.
Os Canais já permitiam o envio de links, textos, imagens e vídeos para qualquer número de usuários, função bastante similar ao Telegram.
“Os Canais são públicos, o que significa que qualquer pessoa pode descobrir, seguir e visualizar seu Canal. Dada a natureza pública e o tamanho ilimitado dos públicos dos Canais, o Conteúdo do Canal ficará visível para qualquer usuário e pelo WhatsApp”, explica a empresa em sua Política de Privacidade.
Novos recursos dos ‘Canais’ do WhatsApp
A empresa anunciou o lançamento de três funcionalidades principais: mensagens de voz, enquetes e compartilhamento de cards no status (semelhante aos Stories do Instagram). Para usar a última, é só pressionar a atualização, selecionar “encaminhar” e depois “meu status”.
Também está disponível a opção de “Múltiplos Admins”, que amplia para até 16 o número de administradores que podem gerenciar as atualizações do canal.
O convite pode ser feito a qualquer contato ou seguidor do dono do canal. Após aceitar, o novo administrador poderá realizar todas as atividades cabíveis ao outro, como criar, editar e excluir atualizações. No entanto, somente o proprietário tem permissão para excluir o canal.