scorecardresearch ghost pixel



4 faculdades para ficar longe se seu objetivo é ganhar dinheiro rápido

Descubra quatro cursos superiores que não são recomendados para quem quer ganhar dinheiro rápido. Saiba quais são os desafios dessas áreas.



Os cursos superiores, também conhecidos como graduações ou ensino superior, são programas educacionais oferecidos por universidades e faculdades que conferem diplomas de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Eles geralmente têm duração de dois a seis anos, dependendo do país e da área de estudo.

Veja também: Desafio para quem pode! 8 segundos e nada mais; teste sua inteligência

Nesse sentido, os cursos superiores abrangem uma ampla gama de disciplinas, desde ciências exatas, como matemática e engenharia, até ciências humanas, como história e psicologia, além de áreas profissionalizantes, como administração e enfermagem.

Mercado de trabalho: sonho x realidade

Diante disso, muitas pessoas sonham em cursar uma faculdade e ter uma profissão bem remunerada, mas nem todas as áreas de estudo oferecem essa possibilidade. Algumas graduações exigem mais tempo, dedicação e investimento para se alcançar o sucesso financeiro, enquanto outras têm um mercado de trabalho restrito e pouco lucrativo.

4 cursos superiores para evitar se quiser dinheiro rápido

Por isso, conheça a seguir quatro cursos superiores que não são a melhor opção para quem busca uma ascensão financeira rápida e fácil. Confira quais são eles a seguir:

1. Letras, Literatura e Escrita Criativa

Antes de mais nada, esses cursos superiores são fundamentais para a formação cultural e educacional do país, mas não costumam gerar altos rendimentos para os seus profissionais.

Isso porque a maioria dos graduados nessas áreas trabalha como professores, escritores, tradutores ou editores, e enfrenta uma grande concorrência e baixa valorização no mercado. Além disso, muitos precisam complementar a sua formação com cursos de pós-graduação ou especialização para se destacar na carreira.

2. Cursos superiores de História e Humanidades

Já esses cursos também são importantes para o desenvolvimento do conhecimento histórico e social, mas não oferecem muitas perspectivas de ganhos financeiros rápidos.

Sobretudo porque os graduados nessas áreas geralmente atuam como professores, pesquisadores, historiadores ou analistas, e dependem de bolsas de estudo, projetos ou concursos públicos para garantir a sua renda. Muitas vezes, é necessário fazer mestrado, doutorado ou outros cursos adicionais para se qualificar para essas oportunidades.

3. Artes Cênicas e Belas Artes

Enquanto isso, esses cursos são voltados para a expressão artística e criativa, mas têm um mercado de trabalho muito instável e incerto.

Os graduados nessas áreas podem trabalhar como atores, diretores, produtores, músicos, pintores, escultores ou designers, mas enfrentam uma grande dificuldade para se inserir e se manter nesse meio. Além disso, os salários são muito variáveis e, na maioria das vezes, inferiores a dois salários mínimos.

4. Cursos superiores em Sociologia e Ciências Sociais

Por fim, esses cursos são relevantes para a compreensão da sociedade e dos fenômenos sociais, mas não têm muitas chances de carreira com altos salários.

Os graduados nessas áreas podem trabalhar como sociólogos, cientistas sociais, consultores, assessores ou professores, mas precisam de níveis avançados de educação e experiência para se candidatar a esses cargos. Além disso, os salários são, em média, menores que um salário mínimo e meio.

Cursos superiores: alguns desafios e limitações pela frente

Portanto, se você está buscando uma graduação que possa lhe proporcionar uma ascensão financeira rápida e fácil, esses quatro cursos não são os mais indicados. É claro que isso não significa que você deva desistir do seu sonho ou da sua vocação, mas sim que você deve estar ciente dos desafios e das limitações que essas áreas apresentam.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário