scorecardresearch ghost pixel



Cuidado! 5 sinais de perfeccionismo no trabalho que podem barrar seu sucesso

Entenda como o perfeccionismo pode ser um obstáculo na sua carreira profissional. Saiba quais são os possíveis impactos no trabalho.



Ingressar no ambiente de trabalho é sempre uma missão difícil, especialmente no início de nossas trajetórias. Nesse sentido, o desejo é de mostrar o nosso valor e capacidades ao máximo, buscando firmar nossa posição. Por vezes, tal desejo de sempre perceber possíveis melhorias em tudo pode fazer com que o nosso perfeccionismo seja nosso maior rival.

Veja também: Quer deslanchar na carreira? Cuidado com a aparência, revela estudo

Saiba como o perfeccionismo pode ser o maior vilão no contexto do mercado de trabalho.

1. Os seus projetos podem não ir para frente

Primeiramente, é importante reconhecer que a busca incessante pela perfeição pode ser uma faca de dois gumes no ambiente profissional. A necessidade constante de querer aperfeiçoar ao máximo algo que já pode estar bom pode gerar insegurança.

Além disso, perfeccionistas podem gastar muito tempo em detalhes mínimos e talvez cheguem a negligenciar tarefas mais urgentes.

2. Esgotamento físico e mental em decorrência do perfeccionismo

Paralelamente, o perfeccionismo no ambiente de trabalho pode ser um caminho direto para o esgotamento mental e físico. A pressão constante para atingir padrões que estão fora do alcance pode levar ao estresse, afetando não apenas a produtividade, mas também o seu bem-estar. Cuide da sua saúde mental.

3. Desconfiança no ambiente de trabalho

Perfeccionistas podem enfrentar desafios ao confiar em seus colegas para delegar tarefas, temendo que os outros não consigam realizar as funções com a mesma qualidade. Tal comportamento pode levar a um ambiente de desconfiança e tensão.

Para quem está numa empresa, especialmente, o trabalho em equipe é essencial para o andamento das coisas. Sobretudo, é preciso que todos estejam em sintonia e concordem em confiar nos outros.

4. Dificuldade em receber feedbacks

Feedbacks são cruciais para que todos os membros da empresa tenham noção do que pode ser melhorado em diferentes aspectos. O fato da observação partir de outra pessoa pode incomodar pessoas perfeccionistas.

5. Busque ajuda se você perceber que o perfeccionismo está atrapalhando

Por fim, vale ressaltar que somos todos singulares e podemos expressar nossos comportamentos de diferentes formas no ambiente de trabalho. Mesmo assim, se você estiver sentindo que o seu perfeccionismo está atrapalhando a sua vida em diferentes camadas, procure por ajuda para avaliar sua situação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário