scorecardresearch ghost pixel



5 coisas que a Apple acertou em cheio no iPhone e 4 que ela errou feio

Apesar de bem quista no mercado de smartphones, Apple já cometeu alguns deslizes inacreditáveis desde o lançamento do primeiro iPhone.



Desde que a Apple lançou o seu primeiro iPhone, lá em 2007, nunca mais deixou de ditar tendências quando se trata do mercado de smartphones. Assim, ano a ano, a empresa encanta seus clientes com design e recursos inéditos. Até então, já ocorreu a introdução de telas multitouch, visores com boa densidade de pixel (Retina Display) e até mesmo o famoso notch, polêmico recorte na parte superior que surgiu com o iPhone X. Apesar de tantos sucessos, não se pode negar que a marca também amargou alguns fracassos.

Leia mais: Meta dá dicas para usuários escaparem da nova taxa de 30% da Apple

Nesse sentido, a empresa idealizada por Steve Jobs ficou ultrapassada no lançamento de diversas funcionalidades como, por exemplo, a chegada do conector USB-C, além de falhas estratégicas no lançamento de produtos.

Relembre os casos de sucesso e fracassos da Apple.

iPhone XR (Foto: Reprodução)

 

Acertos da Apple

1- Tela Multitouch e teclado virtual

Não se pode negar que foi o lançamento do iPhone, em 2007, o grande responsável por popularizar características comuns aos modelos de smartphones de hoje. Uma delas é justamente a tela multitouch, ou seja, que é capaz de reconhecer vários toques simultâneos no display. Vale lembrar que, na época, os celulares tinham teclados físicos ou uma canela stylus.

Com a tecnologia multitoque, o iPhone não precisou de um teclado físico, quebrando paradigmas e abrindo novas possibilidades no mercado mobile.

2- Dynamic Island

A Dynamic Island (Ilha Dinâmica, em português) chegou junto com a linha Pro do iPhone 14, em 2022. Ela é o recorte em forma de pílula alocada no centro da porção superior da tela e veio para substituir o notch, usado pela Apple desde o iPhone X. Além de posicionar os sensores TruDepth e a câmera frontal, a funcionalidade soma recursos que facilitam o dia a dia. Por lá, é possível, por exemplo, visualizar informações, status de pedidos e transações de aplicativos e até mesmo controlar reprodução de música sem a necessidade de abrir o aplicativo.

3- Modo Cinema

A funcionalidade existe desde o iPhone 13 (2021) e torna ainda mais profissionais os registros com a câmera do celular. Na prática, a funcionalidade replica o Modo Retrato aos filmes, trazendo mais profundidade e deixando o fundo desfocado. O grande diferencial, portanto, é manter a nitidez do objeto principal durante a gravação ao mesmo tempo em que ajusta, automaticamente, quando novos objetos entram em cena.

4- SOS de Emergência

O SOS Emergência é uma ferramenta de segurança para ser acionada em situações de risco do usuário. Isso porque, o recurso faz uso da conexão via satélite para situações em que há real necessidade de contactar socorro, mas não há cobertura de sinal de celular.

Entretanto, o recurso ainda não está disponível no Brasil.

5- Atualizações de software por cinco anos

Como o sistema operacional da Apple sempre foi um dos diferenciais da marca, ter a garantia que haverá atualizações mínimas de, pelo menos, cinco anos é um conforto para o usuário. Inclusive, esse tempo em que o aparelho permite atualizações já foi superado por alguns modelos. É o caso, por exemplo, do iPhone 6s, iPhone 6S Plus e do iPhone SE (2016). Estes modelos receberam novos sistemas operacionais por sete anos.

Erros da Apple

1- Problema de sinal no iPhone 4

O iPhone 4 (2010) trouxe um erro de construção que arranhou a reputação da Apple na época. Apesar de ser o smartphone mais fino da época, o aparelho acumulava críticas de usuários porque o celular ficava sem conexão de rede, além de desligar chamadas sozinho quando se segurava o aparelho com a mão esquerda.

Em um primeiro momento, a Apple negou o problema, alegando que, na verdade, o erro ocorria por uso incorreto do aparelho. Contudo, tempos depois, Steve Jobs admitiu que havia um erro na construção das antenas.

2- iPhone 6 que dobrava

Já em 2014, a Apple cometeu outro grande erro, desta vez na linha iPhone 6. Isso porque, logo após o início das vendas, os usuários relataram que o smartphone entortava ao ser colocado no bolso ou sofrer qualquer tipo de pressão.

A questão é que o fato de o telefone dobrar gerou problemas que iam além do estético. Com a tela dobrada, o iPhone não reconhecia o toque no display. Na época, a marca alegou que os casos eram raros, mas se prontificou a trocar todos os modelos com defeito. Por fim, o problema tinha relação com a liga de alumínio frágil presente na composição do celular com o intuito de reduzir a espessura do equipamento.

3- iPhone 5C encalhou nos estoques

Em uma tentativa de desenvolver um telefone de baixo custo”, a Apple lançou o iPhone 5C. Contudo, mais de três milhões de aparelhos ficaram encalhados nos estoques. Eram cinco cores à disposição, mas o problema era o preço. Na época, o iPhone 5C custava entre R$ 1999 e R$ 2399. O valor não compensava, uma vez que o aparelho trazia as mesmas especificações do iPhone 5, com lançamento anterior.

4- Demora para adotar a entrada USB-C

Um dos diferenciais da Apple era justamente o uso do cabo Lightning, usado em seus aparelhos tanto para carregamento quanto para conexão dos fones de ouvido. O grande problema é que o mercado adotou o padrão a entrada USB-C para eliminar a necessidade de diferentes cabos.

A Apple apresentou resistência e foi adotar o novo padrão entrada apenas em 2023, no iPhone 15 por conta de uma imposição regulatória. Isso porque, as autoridades da União Europeia determinaram o uso de um formato padrão universal para todos os dispositivos eletrônicos à venda em seus países.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário