scorecardresearch ghost pixel



Alerta! Empresa anuncia recall de 15 milhões de carregadores por risco de incêndio

Após quase 700 relatos de superaquecimento e derretimento dos carregadores, marca anunciou o recall dos itens.



A Dynabook Americas anunciou o recall de 15,5 milhões de carregadores para laptops. Conhecida anteriormente como Toshiba, a empresa de tecnologia afirmou que o motivo do recall foi os possíveis riscos de incêndio. Segundo a empresa, 679 relatos de adaptadores AC recolhidos por superaquecimento. Alguns deles chegaram a pegar fogo e derreter, causando queimaduras leves em 43 relatos.

Veja também: Fuja do falsificado: como descobrir se o carregador é original?

Dessa forma, a Dynabook Americas devem interromper o uso dos adaptadores Toshiba de forma imediata e entrar em contato com a empresa. Segundo a Dynabook Americas, a empresa irá realizar a substituição do item de forma gratuita, visando a segurança e saúde dos consumidores.

Ao todo, mais de 60 modelos foram listados no recall. A medida é válida tanto para os carregadores vendidos com os laptops Toshiba quanto para os vendidos separadamente. Os códigos de data dos itens variam entre abril de 2008 e dezembro de 2012, com fabricação na China. Cerca de 1,3 milhão de adaptadores com defeito foram vendidos no Canadá.

Toshiba perde espaço no mercado de computadores

A Toshiba já foi conhecida no mercado tecnológico como uma das melhores empresas de computadores do mundo, se tornando líder no mercado de notebooks. No entanto, a marca representa atualmente apenas 1% do mercado, conforme anunciado pela Gartner, empresa de pesquisa de mercado.

No mercado atual, a líder de vendas na categoria é a Lenovo, representando 25% das vendas totais. O segundo lugar é ocupado pela HP (22%), seguida pela Dell (17%) e finalizando o Top 4 com a Apple (9%). Segundo o analista diretor da Gartner, Mikako Kitagawa, “como os adaptadores são para modelos muito antigos, apenas uma pequena porcentagem da população ainda os utiliza”.

Contudo, essa não é a primeira vez que os adaptadores são alvo de polêmica. Anos atrás os adaptadores AC foram motivo de notícias devido aos riscos de superaquecimento e incêndio. Contudo, Kitagawa afirma que esse não é o pior cenário. “Se esses dispositivos fossem vendidos há cinco anos, e não há 15 anos, isso teria um impacto maior no mercado”.

Por fim, a lista de modelos e números de série inseridos no recall podem ser visualizados no site da Dynabook Americas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário