scorecardresearch ghost pixel



Segredo para não ter baratas em casa está em um ingrediente amado pelos brasileiros

Aprenda a usar o café para afastar as baratas no verão com uma armadilha simples e eficaz. Veja também dicas de como prevenir sua infestação.



O verão é uma estação que muitos brasileiros adoram, mas também traz consigo um problema que ninguém gosta: as pragas de insetos e roedores. Entre eles, as baratas são as mais temidas e repugnantes, pois além de serem nojentas, podem transmitir doenças e contaminar os alimentos.

Veja também: Pare de gastar com repelente! 5 plantas enfeitam a casa e afastam insetos

Mas você sabia que existe uma forma simples e barata de se livrar desses intrusos indesejados? A resposta está na sua cozinha: o café. Isso mesmo, o café moído que você usa para preparar a sua bebida favorita pode ser usado também para afastar as baratas e outros insetos de sua casa.

Como funciona a armadilha de café contra as baratas

Para fazer a armadilha de café, você vai precisar de:

  • Pó de café
  • Ácido bórico
  • Açúcar
  • Uma jarra de boca larga
  • Água

1º passo: a mistura

O primeiro passo é misturar o pó de café com uma pequena quantidade de ácido bórico e uma colher de chá de açúcar. O ácido bórico é uma substância que age como um veneno para as baratas, enquanto o açúcar serve para atraí-las. Assim, o pó de café tem um aroma forte que também chama a atenção dos insetos.

2º passo: jarra como armadilha

O segundo passo é colocar essa mistura em uma jarra de boca larga e encher até a metade com água. Isso porque a água serve para facilitar a entrada das baratas na armadilha, pois elas não conseguem sair após entrar.

3º posicionamento estratégico

O terceiro passo é posicionar a armadilha em locais estratégicos, onde as baratas costumam aparecer, como embaixo da pia, atrás do fogão, no canto do armário, etc.

Por isso, é necessário ter paciência e esperar alguns dias para ver os resultados. As baratas serão atraídas pelo cheiro do café e do açúcar, entrarão na jarra e morrerão pelo efeito do ácido bórico.

Dica extra: repetição e troca

Então, você pode repetir o processo quantas vezes for preciso, até eliminar completamente a presença das baratas em sua casa. Ou seja, lembre-se de trocar a mistura a cada semana, pois ela pode perder a eficácia com o tempo.

Como prevenir uma infestação de baratas

Além de usar a armadilha de café, existem outras medidas preventivas que você pode tomar para evitar que as baratas voltem a infestar a sua casa. São elas:

  • Manter a cozinha limpa e livre de restos de comida, que são um convite para as baratas.
  • Guardar os alimentos em potes fechados, para impedir que os insetos tenham acesso a eles.
  • Fechar bem as lixeiras e esvaziá-las com frequência, para evitar o acúmulo de lixo orgânico, que também atrai as baratas.
  • Vedar possíveis pontos de entrada, como rachaduras nas paredes, frestas nas portas e janelas, e buracos nos rodapés, por onde as baratas podem entrar.
  • Eliminar fontes de água parada, como torneiras pingando ou áreas úmidas ao redor da pia, pois elas precisam de água para sobreviver.

Sua casa livre de baratas no verão

Seguindo essas dicas e usando a armadilha de café de forma inteligente, você pode manter a sua casa livre de baratas de forma eficaz e segura. Portanto, não deixe que esses insetos estraguem o seu verão e aproveite um ambiente limpo e livre de pragas durante toda a estação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário