CPF de plástico não existe mais: veja como emitir a versão digital do documento

Definido como o único número de registro dos cidadãos brasileiros, o CPF passou a ser emitido somente em sua versão digital.



A Carteira de Identidade Nacional (CIN) passou a ser adotada como principal documento dos brasileiros, adotando o CPF como o único registro civil do cidadão. Com uma mudança, os recém-nascidos terão seu registro de pessoa física já emitido juntamente a certidão de nascimento. Dessa forma, o número do Registro Geral (RG) se torna inutilizável, visto que o CPF se tornou o único registro do cidadão brasileiro.

Veja também: Nova carteira de identidade ganha versão digital; veja como emitir

A mudança foi determinada pela Lei 14.534, que altera as condições para registro da pessoa física. Além da adoção do CPF como único número de registro do cidadão brasileiro, a lei determinou também a extinção da impressão do documento em formato físico. Assim, a versão digital se torna a única emitida pelo Governo.

Para aqueles que preferirem carregar o documento de forma impressa, será possível realizar a impressão do CPF. Porém, o clássico cartão azul, disponibilizado anteriormente pelo governo com o número do CPF, não será mais emitido.

CPF Digital: como emitir?

O CPF digital pode ser emitido por meio dos aplicativos online ou diretamente no site da Receita Federal. Mesmo que a lei do documento digital tenha entrado em vigor apenas neste ano, o CPF digital já pode ser apresentado em substituição a versão física, visto que ele possui o mesmo poder e autenticidade do documento impresso.

Para aqueles que já possuem o cartão do CPF, o documento poderá continuar sendo apresentado, visto que ainda é válido no ponto de vista legal. Contudo, com o avanço da tecnologia, o cartão caiu em desuso para diversos cidadãos.

Quem ainda não possui a versão digital do CPF, é possível emiti-la no site do Gov. Ao acessar o portal, clique em “Obter cartão de CPF” e selecione “Iniciar”. Em seguida, será preciso realizar o login pelo portal da Receita Federal, pelo Gov.br ou por um código de acesso. Após entrar no site, o comprovante da inscrição do CPF será apresentado juntamente ao QR Code referente ao documento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário