scorecardresearch ghost pixel



Desenrola: governo autoriza parcelamento de dívidas por pessoas com conta bronze no gov.br

Cerca de 3 milhões de brasileiros com perfil bronze no sistema do governo poderão parcelar dívidas negociadas.



O governo federal anunciou que pessoas com conta nível bronze na plataforma gov.br agora podem parcelar dívidas no site do Desenrola Brasil. Até então, os integrantes dessa categoria só eram autorizados a visualizar os débitos e as propostas de negociação, mas precisavam pagar o valor à vista.

Leia mais: Bolsa Família: descubra se idosos podem receber o benefício social

A decisão visa ampliar o acesso a benefícios do programa de renegociação, como descontos de mais de 90% no valor e parcelamento em até 60 meses sem entrada. Publicada no Diário Oficial da União, a mudança tem validade imediata.

Outra novidade nas regras vai autorizar o acesso à plataforma do Desenrola a partir de sites e aplicativos com os quais os cidadãos estão familiarizados, como bancos e portais de renegociação. Após a integração, o usuário que navega em canais parceiros poderá ser redirecionado para a plataforma do programa quando estiver logado.

Aproximadamente 11,5 milhões de consumidores já aproveitaram as vantagens do Desenrola, que totaliza mais de R$ 34 bilhões em dívidas negociadas. Os descontos podem chegar a 96% e estão disponíveis até o dia 31 de março, enquanto a média de abatimento é de 83%.

Informações importantes

As negociações seguem disponíveis apenas para o público da Faixa 1, que abrange pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Federais). É necessário que a dívida seja de até R$ 20 mil e tenha sido negativada entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022.

No sistema, estão disponíveis ofertas para renegociação de débitos bancários (cartão de crédito, empréstimos, etc.) e não bancários (energia, água, telefonia e outros).

“Uma das grandes vantagens do programa para quem tem duas ou mais dívidas aparecendo na tela do Desenrola é poder juntar todos os débitos e fazer uma só renegociação, pagando à vista em um único boleto ou PIX, ou financiando a prazo o valor total no banco de preferência. Essa facilidade ajuda na organização financeira de quem tinha várias dívidas junto a diferentes credores, por exemplo”, detalha Alexandre Ferreira, coordenador-geral de Economia e Legislação do Ministério da Fazenda.

Com a ampliação das vantagens para usuários com perfil bronze no gov.br, cerca de 13 milhões de pessoas poderão parcelar suas dívidas com muito mais facilidade. O processo será feito a partir do assinador digital fornecido pela entidade operadora do programa.

Vale mencionar que renegociar os valores pelo site do Desenrola não faz o cidadão perder benefícios sociais ou reduz suas chances de ser aprovado em programas como o Bolsa Família. Apesar do boato que circulou nas redes, essa é uma informação falsa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário