Imagine um país reconhecido como uma das nações socialistas mais emblemáticas da história. Mesmo tendo derrotado os EUA em uma das guerras mais famosas de todas, continua à sombra das grandes potências mundiais. No entanto, a cada ano se torna um destaque em meio ao capitalismo moderno.
Veja também: Visto? Não precisa! 3 países lindos próximos ao Brasil para visitar sem burocracia
Obviamente, não se trata da China ou de alguma nação de alto destaque econômico da ásia, embora fique na mesma região. Estamos falando de um país socialista que está se aproximando de nações desenvolvidas dentro do capitalismo, mesmo quando ninguém esperava por isso.
País socialista começa sua jornada de destaque surpreendente no capitalismo
O Vietnã, na região sudeste asiática, emerge como um destaque para o aumento significativo da riqueza na próxima década, revela relatório da New World Wealth e Henley & Partners. Prevê-se um crescimento de 125% na riqueza, impulsionado pelo posicionamento estratégico do país como base de produção para empresas globais.
Com 19.400 milionários, o Vietnã se destaca pela segurança em comparação com outros países da região, incentivando operações de produção. A transição do regime socialista para um modelo capitalista desde os anos 1980 e a localização estratégica impulsionaram o Vietnã como um destino privilegiado para investimentos internacionais.
PIB desacelera e crescimento continua
É verdade que o crescimento do PIB desacelerou em 2023, passando de 8,02% em 2022 para 5,05%. Ainda assim, o país se mantém atraente devido ao baixo custo de mão-de-obra e à infraestrutura de suporte às exportações. O PIB per capita quase duplicou, atingindo US$ 4.100.
O Vietnã se beneficia das tensões comerciais entre EUA e a China. Isso com investimentos estrangeiros diretos aumentando 32% em 2023. No entanto, desafios como a necessidade de formação da força de trabalho e riscos associados a uma recessão global prolongada podem impactar o crescimento futuro.
Para manter sua atratividade aos investidores, o Vietnã deve fortalecer seu ambiente de negócios no curto prazo. Nesse sentido, a longo prazo, deve diversificar sua economia, reinvestindo o dividendo de crescimento em setores produtivos e tecnologicamente avançados, conforme recomendado pelo Banco Mundial.
A verdade é que a cada dia o Vietnã deixa de ser reconhecido como uma nação socialista, para embarcar rumo ao destaque no feroz capitalismo moderno.