scorecardresearch ghost pixel



Se escutar um destes códigos durante o voo, é ISSO que eles querem dizer

Conheça os códigos secretos da tripulação de avião e o que eles significam para os passageiros. Você pode ser o BOB, o Pita ou o Mermaid do voo.



Se você já viajou de avião, provavelmente já se perguntou o que a tripulação conversa entre si durante o voo. Será que eles estão falando sobre o clima, o destino, ou os passageiros? A verdade é que eles usam alguns códigos secretos para se comunicar de forma discreta e divertida sobre algumas situações a bordo.

Veja também: Bagagem à prova de perda: 10 dicas para não ter sua mala extraviada

Diante disso, o ex-comissário de bordo Jay Robert, que trabalhou por 12 anos na Emirates, uma das maiores companhias aéreas do mundo, revelou ao jornal britânico Daily Mail alguns desses códigos e seus significados.

Códigos secretos da tripulação

Robert, que hoje é o criador da rede e site de viagem Fly Guy’s Cabin Crew Lounge, disse que os códigos são uma forma de aliviar o tédio e o estresse das longas horas de trabalho no ar.

BOB, Pita e outros códigos comuns

Segundo ele, os códigos variam conforme a companhia aérea, mas alguns são mais comuns e universais. Por exemplo, você sabia que BOB significa “Best on Board” ou “Babe on Board”, ou seja, o passageiro favorito ou mais atraente da tripulação? E que Pita significa “Pain in the Backside”, ou seja, o passageiro chato que reclama de tudo?

ABP, SVML e outros códigos secretos curiosos

Outro código curioso é ABP, que significa “Able Bodied Passenger/or Person”, ou seja, o passageiro que tem um físico atlético que a tripulação escolhe mentalmente para ajudar em caso de emergência.

Mas esse código também tem um segundo sentido: os membros da tripulação também o usam para se referir a um passageiro que eles acham que tem uma boa forma física e por quem se sentem atraídos.

Mermaid e outros códigos divertidos

Há também o SVML, que significa “Suddenly Vegetarian Meal”, ou seja, o passageiro que não é vegetariano, mas que escolhe a refeição vegetariana porque não gostou da opção com carne.

Enquanto isso, o Mermaid, que significa “Sereia”, ou seja, o passageiro que se deita sobre mais de um assento vazio, para impedir que outros ocupem a mesma fileira.

Códigos secretos e oficiais da Lata

Além desses códigos informais, Robert explicou que há também os códigos oficiais, regulamentados pela Lata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) e que servem para identificar situações especiais dos passageiros, como casos médicos, crianças desacompanhadas, pessoas deportadas, entre outras.

Códigos discretos da tripulação

Esses códigos são usados de forma discreta pela tripulação, para preservar a privacidade dos passageiros e evitar constrangimentos. Por exemplo, quando alguém está sendo deportado, a equipe de solo pode usar os códigos Depa ou Depu para comunicar essa informação à tripulação durante o embarque, sem precisar dizer abertamente “este passageiro está sendo deportado”.

Outros códigos secretos oficiais são:

  • INAD (Inadmissable Passenger) – Indivíduo que teve a entrada negada em um país.
  • UM (Unaccompanied Minor) – Criança viajando sozinha.
  • MEDA (Medical Case) – Caso médico.
  • DPAX (Disruptive Passenger) – Passageiro causando transtorno
  • DND (Do Not Disturb) – Não perturbe.
  • EBL (Eat Before Landing) – Coma antes de aterrissar.
  • CIP (Commercial Important Person) – Pessoa de importância comercial para a companhia aérea a bordo.
  • SFU (Suitable for an Upgrade) – Passageiro que se encaixa na política da empresa para receber um upgrade para classe superior no avião.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário