Todo mundo sonha em reproduzir em casa aqueles bifes macios, suculentos e extremamente saborosos. Certo? Se você nunca acerta o ponto, saiba que o segredo dos chefs foi revelado! Entenda quais são os cuidados e as dicas que você deve seguir para alcançar o bife perfeito.
Leia mais: Coringas da cozinha: 6 carnes que não podem ficar de fora da sua compra do mês
Tudo começa com a escolha da carne certa. O tipo que você usa é essencial para um bife macio. As melhores opções são cortes com alto teor de gordura, como o contrafilé, o filé mignon e a picanha. Eles têm mais gordura intramuscular, que ajuda a manter a carne úmida e suculenta.
Segredos para alcançar o bife perfeito
Outro truque é temperar a carne com antecedência. Isso ajuda a penetrar os sabores e amaciar a carne. Deixe temperada por pelo menos 30 minutos antes de cozinhar.
No preparo, a temperatura certa faz toda a diferença. O ideal é cozinhar o bife em 63°C para mal passado, 71°C para ao ponto e 79°C para bem-passado. E prepare em fogo alto até atingir a temperatura desejada, mas não deixe cozinhar demais, se não poderá ficar muito seca e perder a suculência e a maciez.
Outro truque está em não amassar a carne. Apertar antes de cozinhar pode fazer com que ela fique dura. Após pronta, deixe a carne descansar alguns minutos antes de cortar para que os sucos se redistribuam pela carne.
Mais truques podem te ajudar a alcançar o bife perfeito. São muitos cuidados, mas todos eles considerados simples. Isso sem contar que vale a pena cada etapa para saborear uma carne deliciosamente macia. Lembre-se ainda de:
- Manter as facas afiadas para cortes precisos e sem esmagar a carne.
- Cortar a carne no sentido contrário das fibras para preservar a suculência e maciez.
- Temperar os bifes alguns minutos antes do preparo para evitar a perda de líquidos e nutrientes.