scorecardresearch ghost pixel



Milhares de famílias podem PERDER o Bolsa Família em 2024; veja o motivo

Devido a uma nova decisão do Governo Federal, milhares de famílias podem ser excluídas da lista de beneficiários do Bolsa Família.



Uma medida tomada pelo Governo Federal tem deixado os brasileiros beneficiários do Bolsa Família preocupados. Neste ano, o poder público decidiu realizar a manutenção frequente dos cadastros do programa de benefícios, vistoriando constantemente se as famílias beneficiadas ainda atendem aos requisitos estabelecidos pelo programa.

Veja também: Beneficiários do Bolsa Família receberão novo pagamento de até R$ 9,2 mil

Dessa forma, milhares de famílias foram excluídas do Bolsa Família, o que afetou diversas pessoas já no início de 2024. O pente-fino do Governo Federal está sendo realizado desde janeiro na lista de beneficiários do programa. O intuito da medida é de garantir que o repasse de recursos seja realizado somente para famílias que realmente necessitem do benefício.

Para isso, o Governo tem realizado uma análise criteriosa nos cadastros, incluindo a avaliação das informações dadas pelo Cadastro Único (CadÚnico). Assim, os peritos estão cruzando dados em outros órgãos federais, com o intuito de confirmar a veracidade das informações declaradas no CadÚnico.

Revisão do Bolsa Família

O processo de revisão de concessão do Bolsa Família está sendo realizado em etapas pelo Governo Federal. Dentre as medidas estabelecidas, as famílias com cadastro desatualizado e famílias unipessoais estão sendo analisadas frequentemente. No caso das famílias unipessoais, o termo se refere a famílias compostas por apenas uma pessoa.

Contudo, o benefício não pode ser repassado para pessoas que vivam na mesma casa que outras. Assim, a análise visa constatar a veracidade da informação, excluindo aqueles que não fazem jus aos requisitos estabelecidos pelo Governo Federal. No entanto, antes da exclusão, o beneficiário é orientado a atualizar e regularizar o seu cadastro.

O processo de regularização pode ser realizado presencialmente em uma unidade do CRAS mais próxima. Para evitar possíveis problemas por desatualização de cadastro, o Governo Federal indica a atualização a, no mínimo, cada dois anos. Por fim, em caso de mudança de endereço ou renda familiar, a atualização cadastral deve ser realizada o mais rápido possível.




Voltar ao topo

Deixe um comentário