scorecardresearch ghost pixel



Nova CNH: TUDO o que você precisa saber antes de renovar sua carteira

Devido as novas regras do Contran, a CNH passou por alterações em seu formato. Veja as principais mudanças para ser pego de surpresa.



Devido às novas resoluções definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), uma nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou a ser emitida desde o último ano. A nova versão pode ser adquirida pelos condutores que precisem renovar sua CNH após o fim de seu prazo de validade. Além deles, a nova CNH será disponibilizada também em caso de segunda via, alteração de dados ou novos documentos.

Leia também: CNH e passaporte: endividados perderão documentos de forma automática?

Dessa forma, dentre as alterações na nova CNH estão algumas mudanças em sua aparência, como a alteração das cores e dos campos de informação, além das modificações nos prazos de renovação do documento e adição de subcategorias.

No entanto, não se desespere. Segundo o Detran, o novo documento não anula a versão anterior, desde que ela esteja dentro da data de validade. Assim, só será necessário renovar sua CNH para o modelo atual caso ela tenha expirado.

Quais as mudanças da nova CNH?

Em relação ao visual do documento, grande parte das alterações foram feitas na parte inferior do mesmo. Isso devido aos campos como “Local e Data de Emissão”, “Observações” e “Assinatura do Portador” terem sido redefinidos.

No caso do setor “Observações”, ele foi transferido para a parte de baixo, dando espaço para a inserção de uma tabela para facilitar a identificação da categoria do condutor.

Já no espaço superior do documento, a CNH possui a “Assinatura do Portador” logo abaixo da foto do motorista. Além disso, a carteira agora passa a utilizar códigos atualizados para seguir o padrão internacional de documentos. No entanto, a mudança que pode saltar aos olhos dos condutores é relacionada as cores do documento.

Anteriormente, a CNH possuía uma cor verde escura, sendo agora de um tom mais suave de azul, mesclando com amarelo, cinza de verde claro. De acordo com as informações do Contran, a tinta utilizada no documento possui caráter anti-scanner, fluorescente e reativo à luz UV, aumentando a segurança e integridade do documento.

Novas subcategorias foram inseridas no documento

A nova CNH continua estabelecendo a divisão de cinco categorias, separadas pelas letras: A, B, C, D e E. No entanto, esses grupos são válidos somente em território brasileiro.

Dessa forma, novas subcategorias foram adicionadas, sendo elegíveis somente para condutores estrangeiros dos países que fazem parte do Acordo de Viena. Neste caso, é válido trocar ou converter a CNH, que deverá se encaixar em uma das subcategorias: B1, C1, CE, C1E, D1 e D1E.

Vale ressaltar que essa mudança é somente para que o documento se adeque aos padrões internacionais de CNH.

Validade da nova CNH permanece a mesma?

O prazo de validade da carteira de motorista varia de acordo com a idade do condutor, conforme estabelecido por uma lei em 2012. Assim, motoristas de até 49 anos devem renovar seu documento a cada dez anos. Já para os que possuem entre 50 e 69 anos, a renovação deverá acontecer a cada cinco anos.

Em relação aos motoristas com mais de 69 anos, a CNH deve ser renovada a cada três anos.

E qual o prazo para a renovação?

Devido a pandemia do Covid-19, diversas atividades do Detran ficaram comprometidas, o que afeta no funcionamento do departamento até os dias atuais. Dessa forma, os condutores não puderam realizar atividades presenciais, como a renovação do documento.

Devido a isso, o órgão estabeleceu novas datas para a renovação da CNH, variando de acordo com a data de expiração do documento. Assim, as datas ficaram estabelecidas da seguinte forma:

  • Vencida em Junho de 2022: renovação em 28 de fevereiro de 2023;
  • Vencida em Julho de 2022: renovação em 31 de março de 2023;
  • Agosto de 2022: 30 de abril de 2023;
  • Setembro de 2022: 31 de maio de 2023;
  • Outubro de 2022: 30 de junho de 2023;
  • Novembro de 2022: 31 de julho de 2023;
  • Dezembro de 2022: 31 de agosto de 2023.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário