scorecardresearch ghost pixel



Não culpe a máquina de lavar pela conta de luz alta: 4 dicas para economizar até 50% de energia

Mesmo facilitando a rotina das pessoas, a máquina de lavar é um dos eletrodomésticos que mais gastam energia.



A máquina de lavar facilitou o trabalho de pessoas em todo o mundo na hora de limpar as roupas e tecidos. No entanto, o eletrodoméstico está nas primeiras posições da lista de aparelhos que mais gastam energia dentro das residências. Além de escolher um modelo que tenha o uso otimizado da energia, existem outros pontos que devem ser levados em consideração na hora de utilizar sua máquina de lavar.

Veja também: Ventilador e ar-condicionado juntos gastam menos energia? Segredo que ninguém fala

O primeiro deles é escolher os produtos recomendados para o modelo da máquina. Ao usar o detergente, amaciante e alvejante certos para a roupa, o resultado da lavagem será melhor e em menor tempo de uso. Outra medida é separar as roupas coloridas das roupas brancas. Isso porque a separação evita que as peças brancas fiquem manchadas e precisem ser relavadas, utilizando mais o aparelho.

Dicas para reduzir o consumo da máquina de lavar em até 50%

As máquinas de lavar modernas possuem uma grande variedade de programas de lavagens para uso. Contudo, nem todo mundo sabe utilizar esses programas, que podem auxiliar na economia de energia e também na melhor limpeza das roupas. Além de utilizar o programa correto para cada tipo de lavagem, outras medidas que auxiliam na economia de energia são:

1. Ciclos de lavagens curtas

Para roupas pouco usadas e sem nenhuma mancha de sujeira, o mais indicado são os ciclos de lavagens mais curtos, que consomem menos água e energia. No caso dessas peças, os ciclos de 30 minutos de lavagem já são suficientes para a limpeza adequada da roupa.

2. Lavagem a frio

Caso a máquina ofereça a opção de utilizar água quente, saiba que essa possibilidade pode gerar um aumento considerável no gasto de energia do aparelho. Escolher a lavagem com água fria não apenas resulta em economia nos gastos, mas também garante a qualidade das peças delicadas.

3. Detector de Carga

Caso a máquina ofereça a função, essa é a melhor opção para ser utilizada. Com ela, o próprio aparelho irá detectar a quantidade de roupa inserida e ajustará o ciclo de lavagem necessário para limpar a quantidade de peças inseridas. Assim, é possível evitar o uso excessivo de água e energia.

4. Carga Total

Por fim, se a máquina não conseguir pesar a quantidade de roupas, o mais indicado é optar por programas que permitam lavar uma quantidade total de roupas. Dessa forma, será possível aproveitar ao máximo a capacidade da máquina e diminuir a quantidade de ciclos extras para garantir que a roupa esteja bem limpa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário