scorecardresearch ghost pixel



Não erre mais! Este é o jeito certo de falar sobre pretensão salarial na entrevista

Explore as estratégias para lidar com a pretensão salarial em entrevistas e garanta a melhor negociação para sua carreira.



Responder à pergunta sobre pretensão salarial durante uma entrevista de emprego pode ser um campo minado. Anna Papalia, especialista em carreira, coach de entrevistas e autora do livro “Entrevistologia: A Nova Ciência das Entrevistas,” oferece um conselho valioso.

Veja também: Quer deslanchar na carreira? Cuidado com a aparência, revela estudo

Ou seja, ela diz que a melhor maneira de lidar com a pergunta sobre requisitos salariais é, surpreendentemente, não responder diretamente. Em vez de fornecer um número, Anna sugere uma abordagem mais tática.

Entenda a estratégia por trás da pretensão salarial

Quando o entrevistador questiona sobre suas expectativas salariais, Anna enfatiza a importância de não cair na armadilha de citar um valor específico. Revelar sua remuneração atual ou anterior pode ser um erro crítico. Afinal, pode prejudicar suas chances de negociar um salário justo.

A recomendação de Anna é contra-intuitiva, mas estratégica: inverter a pergunta, indagando ao entrevistador sobre a faixa salarial para o cargo em questão. Desse modo, essa técnica coloca a bola no campo do entrevistador, abrindo espaço para uma negociação mais aberta.

Jamais discuta salário na primeira entrevista

Além disso, Anna alerta contra o erro comum de discutir salários durante a primeira entrevista. Salienta que este momento inicial deve ser dedicado a avaliar se o emprego, a empresa e a equipe são compatíveis com seus objetivos profissionais.

Abordar a questão salarial prematuramente pode não apenas ser visto como precipitado, mas também diminui seu poder de negociação. Enfim, adiar essa conversa permite que você se prepare melhor para discutir remuneração de maneira firme e confiante quando o assunto surgir.

A entrevista como um jogo estratégico

Anna compara a entrevista de emprego a um jogo de estratégia, em que manter a vantagem é crucial. A abordagem sugerida visa posicionar o candidato de forma mais favorável na negociação salarial. Assim, você evita comprometer-se prematuramente com um número que possa limitar seu potencial de ganhos.

Seguir esses conselhos pode não apenas aumentar suas chances de obter um salário justo, mas também demonstrar sua capacidade de negociar e pensar estrategicamente. Ou seja, são qualidades valorizadas em qualquer profissional.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário