scorecardresearch ghost pixel



Tesouro que vai para o lixo: por que você NÃO deve jogar fora as flores do manjericão

Não subestime o poder das flores de manjericão na sua cozinha e na sua saúde. Aproveite cada parte dessa planta e descubra novos sabores.



Muitas vezes, ao cuidar de um pé de manjericão, focamos apenas nas folhas aromáticas, esquecendo que existe uma parte riquíssima que costuma ir direto para o lixo: as flores de manjericão.

Veja também: Pais de planta de 1ª viagem: 8 cactos suspensos ideais para apartamentos

Estas pequeninas e delicadas flores não só são comestíveis, como também carregam uma explosão de sabor e benefícios que podem transformar completamente a forma como você utiliza essa planta. Portanto, é hora de abrir os olhos para o tesouro escondido no seu jardim ou vaso de plantas.

Flor de Manjericão
Foto: Fotema/Shutterstock

Aproveite ao máximo as flores de manjericão

As flores de manjericão são uma adição incrível a diversos pratos, trazendo não apenas um sabor único mas também um toque de cor que pode elevar a apresentação de qualquer refeição. Seja em saladas, incorporadas a molhos ou mesmo decorando pratos, essas pequenas flores são versáteis e cheias de possibilidades.

Além disso, elas mantêm propriedades aromáticas semelhantes às das folhas, mas com um toque sutilmente diferente, que pode surpreender positivamente seu paladar.

Elevando a culinária: benefícios das flores de manjericão

Além de serem deliciosas, as flores de manjericão também são benéficas para a saúde. Ricas em antioxidantes, elas podem ajudar a combater radicais livres, contribuindo para a saúde da pele e do coração.

Incorporá-las à sua dieta é uma forma simples de não apenas aproveitar seus benefícios para a saúde, mas também de reduzir o desperdício e valorizar cada parte da planta. Assim, antes de pensar em descartar essas flores, considere as inúmeras formas criativas e saudáveis de incorporá-las às suas refeições.

Benefícios à saúde

As propriedades medicinais das flores do manjericão são conhecidas por serem anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais, além de possuir um alto teor de antioxidantes e vitamina C. O seu uso pode tratar problemas de saúde tais como resfriados, gripes, infecções e inflamações.

Como aproveitar as flores do manjericão

Limpe e as higienize bem. Depois é só deixá-las secar ao natural ou expor por 48h ao sol. E pronto! Duas flores estão prontinhas para o consumo.

Outra dica: você pode colocar as flores do manjericão no vinagre ou utiliza-las num próximo cultivo.

Então, agora você já sabe, não jogue fora as flores do manjericão, use ao seu favor para sua saúde e na dieta do dia-a-dia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário