scorecardresearch ghost pixel



Nova CNH: 10 mudanças que já estão valendo, mas muitos motoristas não notaram

Lançado em 2022, o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) conta com diversas mudanças. Veja quais são!



Um novo formato da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é emitida pelos Detrans de todos os estados desde 2022. O novo modelo foi criado para aumentar a proteção contra fraudes e falsificações, além de passar a atender requisitos internacionais de identificação. O padrão é obrigatório para os motoristas que renovaram a CNH ou que tiraram primeira habilitação desde o dia 1º de junho de 2022.

Leia também: Renovação da CNH poderá ter desconto, mas só para quem for DESTE grupo

Dessa forma, os condutores que tiverem que renovar sua documentação, solicitar a segunda via da CNH ou iniciar o processo de habilitação em 2024, terão o documento no novo formato. Com a mudança, milhões de condutores ficaram com dúvidas em relação à troca de documento. Ao todo, são mais de 74 milhões de pessoas habilitadas no Brasil, com parte delas necessitando da CNH para exercer seu trabalho.

O que mudou com a nova CNH?

Uma das principais mudanças na nova CNH foi a alteração do tipo de tinta utilizada para a emissão do documento. Agora, a carteira é emitida com uma tinta fluorescente, que brilha do escuro. Além disso, ela ganhou itens que ficam visíveis somente mediante o uso de luz ultravioleta. Um holograma foi inserido na parte inferior do documento.

Em relação aos aspectos sociais, o novo modelo permite o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor. Contudo, as informações só serão inseridas no documento caso o condutor deseje. Na seção inferior, foi inserido um quadro que contem a silhueta dos veículos conforme a categoria da carteira. Assim, as categorias que o condutor do documento está habilitado são marcadas no quadro.

Abaixo da tabela, está um quadro de informações. Nele, ficará disposto as restrições médicas do condutor e se ele exerce alguma atividade remunerada. A nova CNH conta com o código MRZ, o mesmo padrão de segurança utilizado em passaportes. Por fim, os documentos para motoristas com Permissão para Dirigir são identificados pela letra “P”. Já a CNH para condutores com documento definitivo, a identificação é feita pela letra “D”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário