scorecardresearch ghost pixel



O que significa o ‘i’ do iPhone e dos produtos Apple? Não é o que parece

Apesar de parecer bobeira, há todo um significado por trás. A resposta está em cinco palavras; Confira.



Todo mundo já deve ter se perguntado o que significa a letra “i” presente nos nomes dos produtos Apple (iPhones, iMacs, iPads). Até porque, dentro do “ecossistema” Apple, a marca lançou dezenas de produtos e boa parte deles possuem essa letra iniciando os seus nomes. No final das contas, é uma marca registrada que deu muito certo. Mas, você sabe qual é o seu real significado?

Leia mais: iPhone 15 acabando a bateria rápido? 8 dicas para solucionar o problema

“i” de iPhone

O que não faltam são teorias acerca do significado desta letra dos produtos Apple. Por um lado, alguns acreditam que o “i” faz referência à “internet”, uma vez que todos os produtos possuem essa possibilidade de uso da rede mundial de computadores.

Para não restar dúvidas, o ideal mesmo é ir à fonte original. A letra “i” na frente dos produtos Apple apareceu no primeiro iMac, como indica a apresentação do produto: “A união da emoção que a Internet proporciona com a simplicidade do Macintosh. É isso que queremos oferecer aos consumidores que nos dizem que querem um computador para acender à Internet de forma fácil e rápida” – Steve Jobs.

O produto é de 1998 e já existia essa relação com o acesso à internet. Até porque, durante os estágios iniciais de desenvolvimento, oferecer conexão à Internet era fundamental para se destacar, deixando a concorrência para trás.

Ainda assim, a ligação com a internet explica apenas uma parte desta história.

Com “i” de internet

Na verdade, alguns especialistas da Apple apontam que há cinco palavras que começam que a letra “i” que foram consideradas durante o processo de desenvolvimento de produtos. Assim, além da “internet”, há outras quatro palavras que explicam o “i” da Apple. São elas:

  • Individual (no sentido de pessoal): É uma espécie de lembrete que o primeiro iMac era um computador pessoal, de fácil uso e transporte;
  • Instruct (instruir): o iMac foi pensado como ferramenta par educar uma nova geração em relação ao uso da informática.
  • Inform (informar): O produto da Apple era ideal para quem buscava informação, além de ser perfeito tanto para as tarefas do escritório quanto para comunicar e informar outras pessoas.
  • Inspire (inspirar): Para Steve Jobs, o iMac é uma ferramenta inspiradora, uma máquina à frente na evolução da computação moderna.

iPhone

Por fim, ao traduzir a palavra iPhone também encontraremos outra pista. Afinal, iPhone também significa “meu telefone”, o que vai ao encontro dos propósitos da Apple: fazer parte da identidade da pessoa, fazendo com que o aparelho seja uma extensão inseparável do ser humano.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário