Você sabia? A onça-pintada brasileira é um animal que pertence à família dos felinos e é o maior felino das Américas. Ela vive em florestas tropicais, principalmente na Amazônia, e se alimenta de diversos animais, como capivaras, jacarés e veados.
Veja também: Atropelar animais e não prestar socorro poderá gerar multa gravíssima
Além disso, ela tem uma pelagem amarela com manchas pretas, que podem formar rosetas ou faixas. Algumas onças-pintadas são totalmente pretas, chamadas de onças-pretas. A onça-pintada é um animal ameaçado de extinção, devido à caça ilegal e à destruição do seu habitat.
Onça-pintada x jacaré: o vídeo que bombou na web
Recentemente, um vídeo emocionante de uma onça-pintada caçando um jacaré no Pantanal brasileiro viralizou nas redes sociais.
Surpreendentemente, as imagens impressionantes foram capturadas por um casal espanhol, Inma Cañada e José Garcia, que se aventuraram na região em busca do majestoso felino.
Créditos: UOL
Turistas espanhóis testemunham cena rara no Pantanal
A cena, gravada em outubro passado na região do Porto Jofre, em Mato Grosso, mostra a onça-pintada, batizada de Ousado, pulando no rio para predar o jacaré.
Segundo relatos do casal, foi a primeira vez que avistaram uma onça-pintada, após meses de busca na região conhecida pela alta concentração desses felinos.
Primeiro encontro com a onça-pintada
“Foi a primeira vez que vimos uma onça-pintada. José observou o felino na margem direita e nos posicionamos com o barco a uma distância segura. O macho estava tranquilo, lambendo suas patas, até mesmo fechava os olhos”, contou Inma Cañada.
Ataque surpresa ao jacaré
“Após um tempo, um jacaré passou pelo rio na frente dele e, nesse momento, mudou de atitude, ficou de pé, fixou o olhar no réptil”, relatou Inma. “Ao passar novamente na frente, pulou sobre ele. Foi uma luta debaixo d’água por quase 1 minuto. Depois, tirou ele da água, arrastou-o pela margem e atravessou o rio com o jacaré na boca. Em seguida, desapareceu entre a vegetação da selva.”
Ousado, o sobrevivente
O protagonista desta incrível cena de caça, é um macho reabilitado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e apelidado de Ousado. Resgatado em setembro de 2020 com queimaduras de terceiro grau nas patas, resultado de um incêndio que assolou a vegetação, então Ousado foi tratado e devolvido ao seu habitat natural.
Monitoramento da onça-pintada
No vídeo, é possível observar que a onça-pintada está usando um colar de monitoramento fornecido pelo Instituto, indicando o acompanhamento contínuo de sua saúde e comportamento.
Além do ICMBio, o jacaré Ousado é monitorado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT) e pelo Grupo de Resgate a Animais em Desastres (GRAD).