scorecardresearch ghost pixel



Pare de culpar a TV ou geladeira: os vilões da conta de luz são ESTES

Se você pensa que está economizando energia em casa, acredite, o buraco é mais embaixo.



A conta de luz é uma das grandes preocupações das famílias brasileiras. Muitas pessoas atribuem seu aumento aos considerados “vilões” da fatura energética. São eles: a geladeira, a TV e o ar-condicionado. Mas engana-se quem acredita que estes são os únicos culpados para o aumento assustador na fatura.

Leia mais: Ar-condicionado com ventilador funciona? ‘Gambiarra’ pode dar certo

Existem outros eletrodomésticos e eletrônicos que também são sanguessugas de energia, inclusive quando estão desligados. Na prática, eles podem representar entre 5% e 10% do total energético de uma casa. Portanto, se você acredita que já fez de tudo para abaixar a conta de luz, o que falta é se atentar às seguintes dicas.

3 reais vilões da conta de luz que você ainda não notou

O consumo de energia elétrica é uma das grandes preocupações das pessoas em relação às despesas da casa. Muitas famílias decidem reduzir o banho quente, desligam o ar-condicionado ou adotam estratégias mirabolantes para fugir do aumento dos preços.

Porém, nem tudo é o que parece ser: muitos destes esforços acabam sendo em vão diante dos verdadeiros vilões ocultos no consumo de energia elétrica. Ao chegar neles, será possível perceber uma notável redução na fatura energética. Confira:

  1. Computadores desktop: por não ter como ligá-los com bateria, estes modelos de computadores são campeões em consumo de energia. Além disso, caso estejam desligados, mas conectados à tomada, eles geram um consumo potencial de até 21,2 kWh
  2. Decodificadores: responsáveis por transmitirem o sinal de TV a cabo, esses aparelhos consomem energia até quando estão desligados, principalmente quanto eles são usados para gravar programas.
  3. Notebooks: a exemplo dos desktops, mesmo quando desligados, os notebooks conectados a uma fonte de energia podem consumir até 8,9 kWh. Portanto, tire-os da tomada para não levar sustos na fatura.

Aparelhos na tomada só em caso de uso

Percebeu que deixar conectado à tomada certos aparelhos, mesmo quando não estiverem em uso, pode gerar um aumento na conta de energia? Estes são os vilões mais silenciosos na fatura, mas que muitas pessoas não se dão conta com o passar dos anos.

Felizmente, existem algumas dicas de ouro para economizar energia de verdade em casa. São elas:

  • Recorrer ao modo de espera/descanso de aparelhos apenas quando necessário;
  • Optar por desligar o roteador Wi-Fi quando não estiver em uso;
  • Apagar as luzes ao sair de um lugar casa;
  • Desligar os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso;
  • Sempre dar preferência aos dispositivos com maior eficiência energética.




Voltar ao topo

Deixe um comentário