scorecardresearch ghost pixel



Quer neve no Brasil? 3 lugares onde isso é realidade e pouca gente sabe

Neve no Brasil: saiba quais são as três cidades onde você pode ver esse fenômeno incrível e curtir o inverno em grande estilo.



Antes de tudo, a neve é uma forma de precipitação atmosférica composta por cristais de gelo agrupados em flocos que caem do céu em condições específicas de temperatura e umidade. Ela é frequentemente associada a climas frios e é formada quando gotículas de água congelam em altitudes elevadas na atmosfera.

Veja também: Para saber se seu QI é alto, ache as letras diferentes no desafio em até 12s

Nesse sentido, a neve exerce uma função importante nos ecossistemas, fornecendo água para rios e lagos quando derrete, além de influenciar o clima e a paisagem de regiões onde ocorre regularmente.

Neve: diversão ou desafio?

Para muitas pessoas, a neve é uma fonte de diversão e recreação, sendo utilizada para esquiar, fazer snowboard e construir bonecos de neve, enquanto para outras pode representar desafios e dificuldades de locomoção.

Neve no Brasil é possível

Mas você sabia que mesmo o Brasil sendo um país tropical, existem três cidades em que é possível viver a experiência de ver e sentir a neve cair? Isso mesmo! Entretanto, a neve no Brasil não é garantida todos os anos, e depende de uma combinação de fatores climáticos, como baixas temperaturas, umidade e ventos.

Neve no Brasil: onde e como?

Além disso, não se trata de uma nevasca intensa, mas de pequenos flocos que se formam no ar e caem sobre o solo. Confira a seguir três cidades brasileiras onde a neve já foi registrada, que são ótimas opções para aproveitar o inverno.

1. Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina

Foto: W.Feistler / Wikipédia

Bom Jardim da Serra é uma cidade localizada na Serra Catarinense, uma das regiões mais frias do Brasil. Assim, a cidade tem uma bela vegetação, que fica ainda mais bonita quando coberta de branco pela neve. A cidade também é famosa por seus cânions e cachoeiras, que proporcionam paisagens deslumbrantes.

Dessa maneira, um dos pontos turísticos mais visitados é o Mirante da Serra do Rio do Rastro, que oferece uma vista panorâmica da estrada sinuosa que corta as montanhas. Bom Jardim da Serra já registrou neve em várias ocasiões, sendo a última em agosto de 2020, quando a temperatura chegou a – 8 °C.

2. Gramado, no Rio Grande do Sul

Foto: Turismo de Gramado / Reprodução

Já Gramado é uma das cidades mais charmosas e turísticas do Brasil, localizada na Serra Gaúcha. A cidade tem uma forte influência europeia, que se reflete em sua arquitetura, gastronomia e cultura. Gramado é um destino ideal para quem busca romance, lazer e diversão, pois conta com uma variedade de atrações, como parques, museus, lojas, chocolaterias e festivais.

Além disso, a cidade também é conhecida por seu ‘Natal Luz’, um evento que ilumina e decora a cidade com motivos natalinos. Gramado tem um clima ameno durante o ano, mas no inverno pode ficar bem frio, chegando a temperaturas negativas. A neve é um fenômeno esporádico, mas já ocorreu em alguns anos, como em 2013, 2016 e 2020.

3. Urupema, em Santa Catarina

Foto: Prefeitura de Urupema / Divulgação

Por fim, Urupema é outra cidade da Serra Catarinense que se destaca por seu clima frio e pela possibilidade de ver neve. A cidade é considerada a mais fria do Brasil, e já chegou a registrar – 14 °C em 2011. Urupema é uma cidade pequena e tranquila, que oferece aos visitantes uma experiência de contato com a natureza e a cultura local.

Assim, a cidade tem belas casas de campo, vinícolas, cachoeiras e trilhas. Um dos principais atrativos de Urupema é o Morro das Torres, o ponto mais alto da região, com 1.750 metros de altitude.

Desse modo, no mirante, é possível ter uma vista espetacular da paisagem e sentir uma sensação térmica de – 25 °C no inverno. Além da neve, outro fenômeno que ocorre no local é o sincelo, que consiste em cristais de gelo que se formam nos galhos das árvores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário