scorecardresearch ghost pixel



Saiba como tirar o título de eleitor se você faz 16 anos até outubro

Brasileiros que completam 16 anos até o dia 6 de outubro podem tirar o título de eleitor para participar das próximas eleições.



Novas eleições municipais acontecem em outubro no Brasil e milhões de cidadãos de 5.568 municípios vão escolher seus prefeitos e vereadores. Para quem completa 16 anos antes do dia 6 de outubro e quer votar em 2024, o prazo para emitir o título de eleitor vai até 8 de maio.

Leia mais: Não sabe calcular a aposentadoria? Simulador do INSS pode te ajudar

Segundo a legislação brasileira, o voto é facultativo até os 17 anos e obrigatório a partir dos 18 anos. Muita gente prefere não esperar a maioridade para começar a participar da democracia do país e decide emitir o documento a partir dos 16 anos.

Vale lembrar que deixar de votar pode gerar uma série de problemas e consequências, como dificuldades para emitir RG e passaporte, solicitar um empréstimo no banco, renovar matrícula em instituições de ensino público e se inscrever em concursos.

Como tirar o título de eleitor

Os jovens que completam 16 anos até o dia 6 de outubro de 2024 devem realizar o alistamento na Justiça Eleitoral antes do dia 8 de maio. O serviço está disponível na página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na seção de Autoatendimento Eleitoral.

No momento da inscrição, o sistema solicita informações como nome completo e nome da mãe, além de documentos pessoais. A lista inclui imagens da frente e verso do documento oficial de identificação, uma selfie segurando o mesmo documento e um comprovante de residência.

Se preferir, o futuro eleitor pode solicitar o título presencialmente em uma unidade de atendimento da zona eleitoral do seu município. Porém, é necessário realizar o agendamento com antecedência no site do tribunal regional eleitoral do seu estado.

Após a emissão virtual do título de eleitor, é só fazer o download do aplicativo e-Título para conferir o número do documento e imprimir uma versão física dele. A ferramenta também informa seu local de votação e permite o cadastro como mesário voluntário.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário