Pleomele, essa maravilha verde que tem dado o que falar, não é apenas mais uma planta dentro de casa. Aliás, estamos falando de um arbusto da família das dracenas, conhecido por sua resistência quase lendária e uma capacidade incrível de purificar o ar de compostos tóxicos.
Veja também: Tesouro que vai para o lixo: pare de jogar fora as cascas de cebola e alho!
Então, como se faz para manter uma pleomele não apenas viva, mas também florescendo em casa? Primeiramente, é importante saber que essa planta precisa de cuidados relacionados à exposição solar. Apesar de também tolerar ambientes de meia-sombra, ela gosta de estar em um espaço que recebe luz direita.
Como saber a hora de regar?
Faça o teste do dedo! Tocando o solo, se ele estiver seco já está na hora de regar. A pleomele precisa de três regas semanais, na Região Sul onde as temperaturas são mais amenas, a frequência pode ser diminuída.
Para o site Casa Vogue, o paisagista Luiz Fernando conta que a pleomele é uma planta resistente e capaz de tolerar até duas semanas sem água e há uma recuperação após esse período.
Preparando o solo ideal para a pleomele
Quanto ao solo, a pleomele pede por uma mistura que permita uma boa drenagem. Faça uma mistura de brita, argila ou pedaços de telha e tijolo em um substrato rico em nutrientes, impedindo o acúmulo de água.
O paisagista Luiz Fernando explica que para uma boa poda basta retirar as folhas e galhos secos. “Ela não demanda uma poda de manutenção, apenas caso esteja ocupando muito espaço.”, ressalta.
As vantagens inegáveis da pleomele
Sobretudo, a pleomele se destaca não apenas por sua robustez, mas também por suas propriedades purificadoras do ar. Acima de tudo, ela é capaz de remover compostos tóxicos como o formaldeído, presente em muitos materiais de construção e móveis, essa planta é uma escolha inteligente para quem busca um ambiente mais saudável.
Além disso, a pleomele é uma excelente escolha para adicionar um toque de verde sem o compromisso de cuidados intensivos, tornando-a perfeita para qualquer tipo de ambiente, seja no escritório ou em casa.
*Com informações de Casa Vogue