scorecardresearch ghost pixel



Tesouro que vai para o lixo: pare de jogar fora as cascas de cebola e alho!

Descubra como transformar cascas de cebola e alho em aliadas para sua saúde, beleza e lar, redescobrindo seu valor além da cozinha.



Acredite se quiser, as cascas de cebola e alho são verdadeiros tesouros escondidos em nossa cozinha. Muitas vezes descartadas sem segunda consideração, essas cascas contêm um potencial incrível para serem reaproveitadas de maneiras que você nem imagina.

Veja também: 6 tipos de alimentos que não devem ir na Air Fryer ou será tarde demais

Afinal, em um mundo que cada vez mais busca soluções sustentáveis, aprender a utilizar integralmente os alimentos é um passo importante.

Além disso, adotar práticas de reciclagem em casa, especialmente na cozinha, pode ser uma maneira excelente de reduzir o desperdício e, ao mesmo tempo, aproveitar benefícios para a saúde e o bem-estar que muitas vezes ignoramos.

Alho e cebola
Foto: Reprodução

Tintura natural para cabelos radiantes

Cascas de cebola e alho podem ser transformadas em uma tintura natural eficaz para dar vida e brilho aos cabelos. A natureza rica em antioxidantes dessas cascas oferece uma alternativa saudável aos produtos químicos, nutrindo os fios e promovendo um brilho natural invejável.

O que você precisa fazer: deixe as cascas de cebola de molho na água quente. Quando a água estiver colorida, basta filtrá-la e usar como enxaguante para os cabelos.

Mistura explosiva de benefícios para a saúde

Acima de tudo, as cascas de cebola e alho são fontes de uma mistura explosiva de benefícios para a saúde. Seja incorporando-as em caldos e sopas ou preparando chás, essas cascas aproveitam suas propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias, fortalecendo o sistema imunológico e promovendo o bem-estar geral.

Além de beneficiar os cabelos, a mesma água das cascas de cebola pode ser reaproveitada para cuidar da sua pele. Assim, basta aplicá-la no rosto para desinfetar a pele e reduzir o aparecimento de espinhas. Um tratamento natural e eficaz para manter sua pele limpa e radiante.

Aliadas na rotina, use cascas de cebola e alho nos cuidados com a pele

Por fim, além dos benefícios internos, as cascas de cebola e alho também se mostram aliadas valiosas na rotina de cuidados com a pele. Suas propriedades podem ser utilizadas em preparações para desinfecção facial, ajudando a combater acne e espinhas, e promovendo uma pele mais saudável e radiante.

Basta aplicar a mesma água que você fez para os cabelos, diretamente no rosto. A água da cebola desinfeta a pele, além de reduzir o aparecimento das espinhas.

Portanto, antes de pensar em descartar as cascas de cebola e alho, lembre-se do tesouro oculto que elas representam. Reaproveitá-las não só é um gesto de amor pelo planeta, reduzindo o desperdício, mas também uma forma de cuidar da própria saúde e beleza de maneira natural e econômica.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário