scorecardresearch ghost pixel



Turistas que visitam esta cidade brasileira não a recomendam, diz pesquisa

Pesquisa revela que o Rio de Janeiro é a cidade brasileira mais desaconselhada para turistas. Saiba motivações.



Conhecido como a Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro é uma metrópole vibrante e diversificada. Lar de algumas das praias mais famosas do mundo, como Copacabana e Ipanema, o Rio encanta seus visitantes com sua paisagem deslumbrante, onde o oceano encontra as montanhas cobertas de floresta tropical.

Veja também: ‘Atenção, pickpockets no Brasil’: 10 locais preferidos dos ladrões em São Paulo

No entanto, uma pesquisa realizada pela Preply, uma plataforma de ensino de idiomas online, revelou que o Rio de Janeiro é a cidade brasileira que os turistas mais desaconselham visitar. O motivo são os diversos fatores negativos que afetam a experiência de viagem na cidade maravilhosa. Entenda melhor a seguir!

Descubra as cidades eleitas pelos turistas como as piores e melhores do mundo, segundo pesquisa da Preply.
Foto: Divulgação

Critérios da pesquisa

A pesquisa levou em conta vários critérios, como o nível de felicidade dos habitantes, a diversidade cultural, a facilidade de comunicação, a oferta de hospedagem, a segurança pública e a taxa de retorno dos visitantes. Entre esses aspectos, o que mais pesou contra o Rio foi a questão da segurança.

Segurança: o maior problema do Rio de Janeiro

Segundo o estudo, o Rio de Janeiro apresenta altos índices de criminalidade, que incluem roubos, furtos e violência armada. Além disso, há relatos frequentes de casos de agressão e extorsão envolvendo turistas. Ou seja, esses fatores geram uma sensação de medo e insegurança nos viajantes, que acabam evitando ou desistindo de conhecer a cidade.

Comunicação: uma barreira

Outro ponto negativo apontado pela pesquisa foi a dificuldade de comunicação. Muitos turistas relataram que tiveram problemas para se comunicar com os moradores locais, por não dominarem o português. Isso dificultou a obtenção de informações básicas, como direções, horários e preços. Além disso, alguns turistas se sentiram discriminados ou ignorados devido à barreira linguística.

Hospedagem no Rio de Janeiro: uma dificuldade

A pesquisa também mostrou que os turistas enfrentam dificuldades para encontrar hospedagem no Rio de Janeiro. Muitos hotéis têm preços elevados, especialmente na alta temporada, e nem sempre oferecem um bom serviço ou uma boa localização. Alguns turistas também reclamaram da falta de limpeza, conforto e segurança nas acomodações.

Rio de Janeiro
Foto: 12019 / Pixabay

Atrações insuficientes

Apesar de o Rio de Janeiro ser reconhecido por sua beleza natural e sua riqueza cultural, a pesquisa concluiu que esses atrativos não são suficientes para compensar os problemas que a cidade enfrenta. Por isso, muitos turistas não recomendam o Rio como destino turístico, e poucos pretendem voltar a visitá-lo.

Rio de Janeiro: resultados da pesquisa

A pesquisa da Preply foi realizada com mais de 2 mil turistas de diferentes países, que visitaram o Brasil nos últimos cinco anos. Afinal, o objetivo da pesquisa era identificar as cidades brasileiras mais e menos amigáveis para os turistas, considerando diversos fatores que influenciam a satisfação dos viajantes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário