scorecardresearch ghost pixel



As 5 áreas em que os funcionários são mais felizes – e outras 5 nem tanto

Alguns setores realmente proporcionam um ambiente de trabalho mais tranquilo e outros... Bem, talvez seja melhor preparar o café extra!



Quando a sexta-feira chega e você se sente esgotado, provavelmente se pergunta: “Será que estou trabalhando na profissão certa?” Uma pesquisa recente pode ajudá-lo a encontrar essa resposta. Afinal, alguns setores realmente proporcionam um ambiente de trabalho mais tranquilo e outros… Bem, talvez seja melhor preparar o café extra!

Leia mais: Amor ou obrigação: será que precisamos nos apaixonar pelo trabalho?

O estudo, divulgado pelo Valor, revelou que os segmentos de alimentos, bebidas e agronegócio lideram o ranking de bem-estar no local de trabalho. Mas, como sempre, temos os lanterninhas, e desta vez quem segura essa posição indesejada são os setores de eventos e recrutamento de pessoal.

Depressão, ansiedade e estresse

Os dados provêm da plataforma de gestão de saúde corporativa orienteme, que avaliou respostas de quase 15.000 funcionários em 50 segmentos diferentes. O foco? “Sensação de depressão, ansiedade e estresse.” Agora, isso parece uma abordagem ampla, não é?

É interessante observar que é grande a diferença de pontuação entre os setores de maior e menor bem-estar”, destaca Daniela Chohfi, co-fundadora da orienteme.

Uma coisa é certa: um trabalhador feliz é alguém que se sente valorizado, reconhecido e desafiado de maneira saudável. E, ao contrário do que se pode pensar, um bom salário, muitas vezes, não é o único (nem o principal) indicador de satisfação.

Como Chohfi menciona, “os colaboradores tendem a se sentir mais felizes quando estão envolvidos em treinamentos, mentorias e planos de carreira.

Quais são os campeões de bem-estar no mundo corporativo?

Os primeiros colocados são:

  1. Alimentos e bebidas – 13,63
  2. Agricultura – 13,66
  3. Benefícios – 13,72
  4. Filantropia – 14,00
  5. Material de construção – 14,30

E, por outro lado, os setores que, talvez, precisem reavaliar algumas coisas são:

  1. 46. Marketing e publicidade – 19,53
  2. Seguros – 19,64
  3. Fabricação ferroviária – 19,96
  4. Pessoal e recrutamento – 24,35
  5. Serviços para eventos – 36,00

Mas o que fazer se você estiver em um setor que não é exatamente o “paraíso do bem-estar”? Chohfi sugere uma abordagem proativa. Empresas desses segmentos mais desafiadores deveriam liderar iniciativas que avaliem a saúde mental de seus colaboradores e buscar alternativas para garantir melhor qualidade de vida.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário