Considerada uma das melhores universidades privadas do mundo, Harvard, localizada em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos, é uma das mais prestigiadas e antigas instituições de ensino superior do mundo, fundada em 1636.
Veja também: Adeus, rinite! 12 plantas que melhoram o bem-estar e purificam o ar da casa
Diante disso, Harvard oferece diversos programas de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, além de cursos online e de educação executiva. A universidade também possui vários museus e galerias que exibem arte, artefatos e curiosidades científicas.
Pesquisa de Harvard revela exercícios para emagrecer
Uma nova pesquisa de Harvard apresentou as três principais atividades que podem impulsionar a perda de peso e promover uma vida saudável. O estudo destaca a importância de incorporar exercícios em rotinas diárias para melhorar a forma física e prevenir uma série de condições de saúde, incluindo obesidade, diabetes e doenças cardíacas.
Exercícios para saúde e bem-estar
Segundo os especialistas de Harvard, esses exercícios são essenciais não apenas para perder peso, mas também para melhorar a saúde geral e o bem-estar mental. Confira a seguir as três melhores atividades físicas destacadas pela pesquisa:
1) Caminhada: simples e poderosa, segundo Harvard
Antes de mais nada, a caminhada foi descrita como um exercício “simples, mas poderoso” pelos pesquisadores. Além de auxiliar na manutenção da forma física e fortalecer os ossos, a caminhada é conhecida por melhorar os níveis de colesterol, controlar a pressão arterial e promover um melhor humor e memória. Por isso, começar com caminhadas curtas de 10 a 15 minutos e aumentar gradualmente para 30 a 60 minutos, de 3 a 5 dias por semana, é a recomendação inicial da equipe de Harvard.
2) Natação: um esporte completo e agradável
Já a natação é destacada como um esporte completo que trabalha todo o corpo e queima calorias de forma eficaz, ao mesmo tempo, em que é suave para as articulações. Além de contribuir para a tonificação do corpo, estudos indicam que a natação pode ter impactos positivos no estado de espírito e no humor, tornando-a uma escolha ideal para quem busca uma atividade física completa e agradável.
3) Treino de força: mais músculos, menos calorias
Por fim, o treinamento de força, muitas vezes associado à construção de músculos volumosos, é recomendado mesmo para aqueles que buscam apenas perder peso. Levantar pesos leves pode melhorar a força muscular, que tende a diminuir com o tempo sem atividade física adequada.
Isso porque, quanto mais músculos desenvolvemos, mais calorias podemos queimar, tornando a manutenção de um peso ideal mais fácil. A pesquisa de Harvard enfatiza a importância de incorporar o treinamento de força em rotinas de exercícios, seja em casa ou em uma academia, para alcançar resultados ótimos.
Harvard e as atividades físicas para uma vida melhor
Por fim, os especialistas da Universidade de Harvard enfatizam que esses exercícios oferecem uma abordagem holística para a perda de peso e a melhoria da saúde, abordando diferentes aspectos do bem-estar físico e mental.
Portanto, incluir essas atividades na rotina diária pode levar a mudanças significativas na qualidade de vida e no bem-estar geral.