scorecardresearch ghost pixel



7 mandamentos para quem quer abrir um negócio em 2024 e se dar bem

Conhecer estratégias e tratar metas são fundamentais para quem pretende entrar no mundo dos negócios. Saiba o que fazer para ter sucesso.



Para quem está pensando em entrar no mundo dos negócios e empreender ainda este ano, é preciso estar preparado e com estratégias bem delimitadas para garantir o sucesso das operações. Isso porque, se 2023 foi um ano desafiador para muitas empresas, ele também trouxe oportunidades para quem consegue ver um pouco além.

Leia mais: Steve Jobs revelou ‘segredo’ do empreendedorismo que todos devem levar para a vida 

Para ajudá-lo a se conectar às tendências, separamos uma série de dicas e estratégias para quem deseja iniciar um novo negócio. Está preparado para dar o pontapé inicial do seu futuro de sucesso?

Empreendedorismo

Não se pode negar que o empreendedorismo tem papel fundamental na economia brasileira. Prova disso é que 67% das empresas ativas em 2023 no Brasil são, na verdade, microempreendedores individuais (MEIs). Assim, pequenos negócios podem representar oportunidades para quem deseja começar um novo empreendimento.

MEI pode receber PIS? Veja se grupo pode sacar até R$ 1.320 em 2023
Foto: Shutterstock

1. Planejamento prévio de mercado

O primeiro passo de qualquer negócio é a realização de estudo de mercado, assim como uma análise estratégica de dados. Por isso, pesquise e identifique lacunas de mercado. Outro ponto é tentar se antecipar aos desejos dos consumidores. Portanto, elaborar um plano de negócio que considere os aspectos como concorrência, oportunidades e ameaças é fundamental.

2. Tendências de mercado

Se o mercado está em constante evolução, estar atento às mudanças e tendências é primordial. Portanto, não ignore as demandas dos consumidores e esteja sempre aberto às possibilidades (e necessidades) de se adaptar, atualizando o seu produto para seguir sendo competitivo.

3. Considere o Modelo de Franquias

Uma opção interessante pode ser o modelo de franquias. Isso porque, ele pode ser uma porta de entrada para o mundo dos negócios de forma mais estabelecida, por ser conhecido do grande público. Outro ponto importante é que os franqueados recebem apoio da matriz, facilitando tanto o processo de abertura quanto a gestão do negócio.

4. Oportunidades em diferentes canais de vendas

Se deseja ter sucesso nos negócios, não ignore a variedade de canais de venda. Em outras palavras, vá além da loja física, considerando, por exemplo, a criação de um site ou mesmo a presença ativa das redes sociais. Tais plataformas podem trazer visibilidade para a marcar e atrair clientes.

5. Gestão eficiente

Ter um sistema de gestão financeira que traga um real controle de fluxo de caixa e criação de reservas de emergência é fundamental. Igualmente, é necessário investir em uma equipe motivada, a partir da implantação de culturas de inovação e colaboração.

6. Desenvolvimento de habilidades e resiliência

Nunca deixe de estudar: invista em cursos, workshops e mentorias que somem a você competências de liderança, gestão ou mesmo negociação. Igualmente, trabalhe a resiliência, afinal empreender pode ser desafiador e você precisa estar preparado para lidar com altos e baixos.

7. Atendimento ao cliente

Este é um dos pilares centrais de qualquer negócio! Priorizar um bom relacionamento com os clientes. Portanto, esteja aberto às críticas e ofereça soluções personalizadas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário