scorecardresearch ghost pixel



Apesar de esquecê-los, seus sonhos podem ser a chave para seu sucesso

Descubra como os sonhos podem ser a chave secreta para a produtividade e o sucesso na sua carreira. Entenda essa relação!



Primeiramente, abordar a temática de sonhos e produtividade no contexto profissional é mergulhar em um universo fascinante e cheio de descobertas. A conexão entre sonhos e produtividade no ambiente de trabalho é fascinante e complexa.

Veja também: Não vai precisar colar: veja como usar o ChatGPT nos estudos

Nesse sentido, um estudo realizado pela Academy of Management revela que os sonhos não apenas desempenham um papel crucial na nossa capacidade de resolver problemas, consolidar memórias e regular emoções, mas também têm um impacto significativo em nossa resiliência. Esta última, por sua vez, é diretamente ligada à produtividade e ao progresso na carreira.

Foto: GaudiLab/Shutterstock
Foto: GaudiLab/Shutterstock

Por que sonhar nos torna mais produtivos?

O estudo sugere que experiências de sonhos intensos e memoráveis, especialmente aquelas que nos deixam com um sentimento de deslumbramento, nos encorajam a buscar significado nas nossas vivências. Esse processo de atribuição de significado, combinado com as emoções evocadas pelos sonhos, contribui para uma maior resiliência. Dessa forma, ao interpretar e integrar essas experiências de sonho, somos capazes de enfrentar melhor os desafios do dia a dia, inclusive no ambiente de trabalho.

Sob o mesmo ponto de vista, o estudo também percebeu que mais de 40% da variação na resiliência se deve às flutuações nas avaliações diárias dos fatores de estresse no trabalho, revelando que um início de dia positivo, muitas vezes influenciado por sonhos inspiradores, pode ser decisivo.

Avanço na produtividade através dos sonhos

Posteriormente, a conexão entre sonhos e progressão na carreira se torna ainda mais evidente. O estudo demonstra que a resiliência diária, potencializada pelos sonhos, está diretamente ligada à progressão na carreira.

Isso acontece porque a capacidade de avançar diariamente em direção ao cumprimento das metas de trabalho é ampliada quando mantemos uma mentalidade resiliente, uma conquista frequentemente facilitada pelos sonhos.

Este estudo nos leva a uma importante conclusão

Para além da qualidade do sono, devemos dar mais atenção aos conteúdos dos nossos sonhos. A capacidade dos sonhos de influenciar nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos no dia a dia é um recurso poderoso, capaz de melhorar nosso desempenho profissional e facilitar nosso progresso na carreira.  Assim, reconhecer e valorizar nossos sonhos pode ser a chave para uma carreira de sucesso e um desempenho produtivo no trabalho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário